Paris 2024

Delegação brasileira desfilará na Abertura das Olimpíadas com peças produzidas por bordadeiras

Uniformes produzidos exclusivamente por mulheres, o design contará com araras, tucanos e onças bordados em jaquetas jeans

Delegação brasileira desfilará na Abertura das Olimpíadas com peças produzidas por bordadeiras
Foto: Marcel Merguizo

26 de março de 2024

2 minutos de Leitura

Com peças que remetem a fauna e a flora brasileira, bordadeiras do Rio Grande do Norte confeccionaram as roupas da delegação brasileira que serão utilizadas no dia 26 de julho, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Uniformes produzidos exclusivamente por mulheres, o design contará com araras, tucanos e onças bordados em jaquetas jeans, tecido criado na França entre o século XVIII e XIX.

Foto: Marcel Merguizo

“O segredo do bordado é o amor. Arte que passa de geração em geração. Porque aprendemos o bordado com as nossa mães. É uma tradição. É uma terapia. Quando a gente borda, carregamos essa energia, amor e afeto. Agora estamos chiques. A nossa força está nesse bordado, nesse uniforme”, comentou a bordadeira Salmira de Araújo Torres Clemente, de 68 anos.

“Cores e capricho são o mais importante. Sem capricho não sai nada. Cada peça tem seu ponto, nenhuma é igual. Se comparar, vai ser sempre diferente uma peça da outra. É uma honra muito grande saber que os olhos do mundo vão estar num trabalho caprichosos e dedicado, como o meu”, afirma Iraneide, bordadeira.

Outra novidade da coleção, todas as peças são feitas com materiais reciclados, dando prioridade também para a sustentabilidade. Além de utilizar as roupas exclusivas, no desfile de abertura a delegação brasileira calçará sandálias Havaianas.

Durante os Jogos Olímpicos, existe a tradição de grandes marcas vestirem os competidores no desfile de abertura. Os atletas dos Estados Unidos, um das grandes potências do esporte, usam Ralph Lauren. Já a anfitriã França, vestirá Lacoste.

No caso do Brasil, a patrocinadora é a chinesa Peak, porém em cada modalidade há uma fornecedora específica.

Foto: Marcel Merguizo
Foto: Marcel Merguizo
Compartilhe