Tecnologia

Em parceria com a DeepMind, Liverpool se beneficia da IA em situações de jogo

De acordo com a empresa, a ‘TacticAI’ gera informações táticas que podem ser utilizadas em tomadas de decisões durante a partida

Em parceria com a DeepMind, Liverpool se beneficia da IA em situações de jogo
Foto: Divulgação/ DeepMind

25 de março de 2024

2 minutos de Leitura

A DeepMind, empresa focada em estudos voltados à inteligência artificial de propriedade do Google, vem trabalhando com o Liverpool no desenvolvimento de sistema que aconselha os integrantes da comissão técnica nos mais variados momentos da partida.

De acordo com a empresa responsável, a ‘TacticAI’ gera informações táticas que podem ser utilizadas em tomadas de decisões durante a partida. Os pesquisadores focam principalmente nos escanteios, pelo fato de oferecerem grandes chances de gol. Para identificar padrões, a inovação leva em consideração a intuição humana e o momento do jogo.

“O TacticAI demonstra o potencial das técnicas assistivas de AI para revolucionar o esporte. Esportes como o futebol também são um domínio dinâmico para o desenvolvimento de tecnologias, pois apresentam interações no mundo real, com dados multimodais. O avanço da AI poderá traduzir-se em muitas áreas dentro e fora do campo, desde jogos de computador, robótica e até controle de tráfego”, disse a DeepMind em comunicado.

Tendo uma média de apenas 10 escanteios por partida na Premier League, o sistema compensa criando a tecnologia de “aprendizagem geométrica”, apresentando modelos ​​que podem ser utilizados ​​em vários cenários de um jogo de futebol.

“Desenvolvemos e avaliamos o TacticAI junto com especialistas do Liverpool como parte de uma colaboração de pesquisa de vários anos. As sugestões foram aprovadas pelos avaliadores humanos 90% das vezes nas configurações táticas vistas na prática”, complementa a empresa.

Além de auxiliar diretamente em decisões, o recurso avalia o time que tem maior probabilidade de ficar com a posse de bola, a equipe com mais chance de finalizar ao gol, o histórico de táticas e quais ajustes podem ser feitos para aumentar a probabilidade de vitória.

Compartilhe