Atletas

Napoli condena absolvição de Acerbi e diz que não aderirá mais a “iniciativas de fachada” contra o racismo

Clube se posiciona contra o racismo sofrido pelo brasileiro Juan Jesus e afirma que tomará suas próprias medidas para combater a discriminação

Napoli condena absolvição de Acerbi e diz que não aderirá mais a “iniciativas de fachada” contra o racismo
Foto: Getty Images

27 de março de 2024

2 minutos de Leitura

A Federação Italiana de Futebol (FIGC) absolveu o zagueiro Acerbi, da Inter de Milão, no caso em que foi acusado de racismo pelo brasileiro Juan Jesus, do Napoli. Segundo a decisão assinada pelo juiz esportivo Gerardo Mastrandrea, houve “falta de provas”.

Na decisão, o magistrado argumentou que “o conteúdo discriminatório, sem pôr em causa a boa fé do jogador do Napoli, parece ter sido percebido apenas pelo jogador ofendido, sem apoio de qualquer prova atestatória externa, seja ela de áudio, vídeo ou testemunhal”.

Diante da absolvição, Tommaso Bianchini, diretor de receitas dos azzurri, anunciou que o Napoli não vai usar o patch do “Keep Racism Out” em suas camisas. A partir de agora, segundo um comunicado divulgado pelo clube, o mesmo tomará suas próprias medidas para combater o racismo e a discriminação.

Abaixo, o comunicado oficial divulgado pelo Napoli:

O Sr. Acerbi não foi sancionado. Neste ponto o culpado deveria, por “justiça desportiva”, ser de Juan Jesus, que teria acusado injustamente um colega. Não é razoável pensar que ele entendeu mal.

O princípio da maior probabilidade de um acontecimento, amplamente visível a partir da dinâmica dos fatos e das suas desculpas em campo, que é levado em consideração na justiça desportiva, desaparece nesta frase. Estamos atordoados. Além disso, se o que aconteceu em campo, como diz a frase, “é certamente compatível com a expressão dos insultos dirigidos… pelo jogador do Inter, e não ignorados no seu teor ofensivo e ameaçador pelo mesmo”, porque não impor esta última alguma sanção?

Por que, então, a sentença diz sempre, “uma vez que a prova da infração foi certamente obtida”, nenhuma decisão foi tomada pela “justiça” desportiva a este respeito para punir o responsável? Estamos ainda mais atordoados.

O Napoli não irá mais aderir a iniciativas meramente de fachada das instituições do futebol contra o racismo e a discriminação, continuaremos a fazê-las nós próprios, como sempre fizemos, com convicção e determinação renovadas.

Compartilhe