Inovação

Paulistão mostra importância da personalização do patrocínio

Também um destaque comercial, torneio gerou buzz ao desenvolver ativações personalizadas para patrocinadores

Paulistão mostra importância da personalização do patrocínio

15 de março de 2024

5 minutos de Leitura

As quartas de final do Paulistão Sicredi de 2024 acontecerão nos dias 16 e 17 de março, com oito clubes ainda na disputa pelo título estadual. Além da competitividade dentro de campo, esta edição ficará marcada também pelas ações inéditas desenvolvidas para os patrocinadores.

O âmbito comercial, inclusive, contou com um portfólio bem robusto de marcas. São elas: Assaí, Betano, Bis, BYD, Claro, Clear, Corfio, Cruzeiro do Sul, Embracon, Esportes da Sorte, Novibet, Paybrokers, Pixbet, Sicredi, Sportingbet, Swift.

Fora de campo, algumas inovações foram apresentadas ao público dos estádios e aos que acompanharam os duelos de casa. O LED duplo contínuo foi usado pela primeira vez no Brasil e beneficiou em visibilidade e aplicação de marca os 16 patrocinadores. A Sicredi se apropriou novamente do “carrinho-robô Sicredi”, um equipamento que, munido de uma câmera, capta imagens próximas e por ângulos que as grandes câmeras de transmissão não pegam.

O torneio ainda contou com a “body-cam”, que acompanha as entradas dos árbitros, oferecendo ao torcedor uma perspectiva que só quem está dentro do gramado pode ter.

Para o público de casa, algumas ativações também aconteceram nos detentores dos direitos de transmissão, como a CazéTV/YouTube, Max, Record, TNTSports e PaulistãoPlay.

A BIS, por exemplo, pegou carona da campanha cheia de trocadilhos que acompanha também o naming right do MorumBIS, e criou a ação que levou o nome de “Bisbilhotando”. O totem do VAR ganhou o aspecto tradicional do chocolate e unia a proposta divertida a um momento de grande atenção num jogo de futebol: a revisão do lance pelo árbitro principal.

Nos momentos de destaque, como nas revisões de pênaltis, de validação de gols ou expulsões, o juiz vai até o VAR para “BISbilhotar” e o impacto atinge não só o público presente nos estádios, como quem assiste ao jogo de casa.

“Estamos empolgados em fazer parte do Paulistão Sicredi e ter a ação do ‘BISbilhotando’ como uma forma inovadora de interagir com o público. Essa ação reflete nosso desejo de criar conexões únicas com os fãs de futebol, oferecendo experiências que vão além do campo”, destacou Álvaro Garcia, CMO da Mondelez.

Já para promover a nova série da Star+, Xogum, foi realizada uma iniciativa no cerimonial de entrada da partida entre Corinthians x Santo André com os personagens da série. Caracterizados de samurais, exatamente como os personagens, quatro atores entraram escoltando a equipe de arbitragem. A imagem inusitada impactou não só quem estava na Neo Química Arena, como quem assistia à partida na transmissão da CazéTV, no YouTube.

O Star+ aproveitou para também fazer mídia na transmissão da CazéTV e combinar a imagem do gramado com uma tarja na tela, ativando a estreia da nova série.

O Assaí, durante o clássico entre São Paulo x Palmeiras, montou uma loja dentro do gramado do MorumBIS. A ação levou para dentro de campo a experiência que os clientes vivem no dia a dia.

Além da exposição da marca, a loja se conectou com o ambiente, fornecendo água, isotônico e itens de outros parceiros do Paulistão, como produtos da Clear e o chocolate Bis, que a partir desta temporada, dá nome ao estádio.

A Clear, durante o intervalo do jogo no clássico entre Corinthians x São Paulo, fez com que um série de pontos brancos invadiram o gramado. A partir daí, enquanto uma bandeira com a frase “A regra é Clear: Zero Caspa”, o Squad Clear retirava os pontos brancos e deixava o gramado perfeito novamente. A caspa foi representada por 1.500 pontos brancos e uma equipe de 50 pessoas trabalhou na ação.

“Clear já é uma marca que comunica através do esporte há bastante tempo e queríamos fazer um momento logo no início do ano para trazer a ativação forte. O Campeonato Paulista trouxe a oportunidade de fazer mais que um patrocínio de visibilidade porque a gente não queria só ter o padrão do nome estampado, queríamos trabalhar conteúdo e mensagem de marca. Clear é uma marca de performance e queríamos demonstrar isso de uma forma lúdica”, comentou Carla Forte, Gerente de Marketing de Clear.

A Claro, durante todos os jogos do Paulistão, lançou uma inovação impactou as transmissões e também as pessoas que estavam no banco de reservas. O totem da empresa, pela primeira vez no mundo, exibiu a transmissão da partida que acontecia no campo, ao vivo, para quem estava na beira do gramado. A comissão técnica e os jogadores reservas podiam checar a partida pela tela e enxergar o jogo por outro ângulo.

O benefício atraiu muitos olhares, principalmente dos técnicos mais preocupados com o desempenho dos seus times e o totem da internet mais rápida do Brasil apareceu também em todas as transmissões.

Por fim, a BYD, por três jogos do Paulistão Sicredi, colocou um carro elétrico no gramado com um papel muito importante: carregar as placas de LED no gramado.

O modelo BYD Dolphin possui um papel quase como de um gerador e, enquanto estava no gramado nas partidas decisivas da competição, alimentava as placas de LED para um pleno funcionamento.

Compartilhe