Em 2024, o título da Copa do Mundo de basquete feminino, conquistado por Hortência, Paula, Janeth e cia, completa 30 anos. O Mundial disputado na Austrália em 1994, ao lado da prata olímpica em Atlanta 1996, são os maiores feitos da história da categoria.
Para relembrar a conquista e homenagear a geração vitoriosa, a CBB e a Centauro, licenciada oficial da Basquete Brasil, lançaram uma Jersey retrô em alusão ao uniforme daquela campanha.
Ela já está à venda no site da Centauro por R$ 98,99, e em breve nas maiores lojas da multimarcas nos Shoppings espalhados pelo país.
A camisa traz a logomarca da CBB da década de 1990, além de um selo oficial da entidade e a mensagem “Campeãs Mundiais 1994”.
“Quem esquece sua história e seus ídolos do passado está fadado ao insucesso no futuro. Assim como fizemos em 2023, homenageando os bicampeões mundiais em 1963, nossas heroínas merecem essa e todas as outras homenagens”, disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
“Estamos muito felizes com o retorno da parceria com a Centauro e com a exposição da marca CBB nas maiores vitrines do país. Esse lançamento é uma homenagem incrível a essas mulheres que fizeram história. E muito mais virá nos próximos meses, inclusive a Jersey de jogo da Nike”, acrescentou o gerente de comunicação da CBB, Thierry Gozzer.
Copa do Mundo de 1994
Naquele ano, o Brasil teve em quadra Adriana, Alessandra, Cintia, Dalila, Helen, Hortência, Janeth, Leila, Paula, Roseli, Ruth e Simone, comandadas por Miguel Ângelo da Luz.
O time não chegou como favorito na Austrália, mas desbancou as demais seleções e voltou com o troféu para o Brasil.