Indústria

Em votação unânime, clubes da Premier League pedem mudanças nas regras financeiras da liga

A liga passará a aderir um novo sistema de fair play financeiro, embarcando em um modelo praticado pela UEFA.

Em votação unânime, clubes da Premier League pedem mudanças nas regras financeiras da liga
Foto: Premier League / Reprodução / The US Sun

12 de abril de 2024

1 minutos de Leitura

Por unanimidade, os clubes da Premier League decidiram que as regras financeiras do torneio serão alteradas gradualmente a partir da próxima temporada. Segundo a agência de notícias britânica PA, a liga passará a aderir um novo sistema de fair play financeiro, embarcando em um modelo praticado pela UEFA.

Atualmente, a Premier League utiliza as Regras de Lucro e Sustentabilidade, que definem a quantidade de prejuízo que os clubes podem ter no período de três anos. O sistema foi criticado fruto das punições aplicadas nos clubes que ultrapassam o teto, como o Everton e Nottingham Forest.

Com a votação, as regras agora se basearão no valor gasto pelos times com seus elencos. Os clubes que estão em competições europeias poderão gastar 70% de suas receitas taxas de transferências, salários e honorários de agentes. Os que estiverem fora de torneios continentais, a taxa subirá para 85%.

O novo regulamento ainda passará pela Assembleia Geral anual, que acontece em junho. Caso avance, passa a valer a partir da temporada 2024/2025.

Compartilhe