Tecnologia

Com uso de machine learning, Senna é eleito o piloto mais rápido da F1

A Amazon Web Services coletou dados dos treinos classificatórios desde 1983 e colocou o brasileiro em primeiro lugar

Com uso de machine learning, Senna é eleito o piloto mais rápido da F1

19 de agosto de 2020

2 minutos de Leitura

Ayrton Senna foi eleito o piloto de Fórmula 1 mais rápido desde 1983. A Amazon Web Services (AWS), empresa responsável pelos gráficos da transmissão da principal categoria do automobilismo, coletou dados dos treinos classificatórios de desde o início da década de 80 para criar um algoritmo com base em técnicas de machine learning, um processo em que o computador reconhece padrões com mais velocidade e precisão.

A pesquisa da AWS foi lançada como parte das comemorações de aniversário da F1, que completou 70 anos no dia 13 de maio.

O estudo foi realizado com base nos tempos das voltas de qualificação, e comparou piloto a piloto, partindo de um deles e seguindo para seu companheiro de equipe. No caso de Senna, ele foi comparado ao seu parceiro de 1994, Damon Hill, que foi comparado com Heinz-Harald Frentzen, que, por sua vez, foi comparado com Nick Heidfeld, e assim por diante.

O método permitiu comparar todos os pilotos de todas as gerações, de 1983 a 2020. O estudo baseado em big data analisou a “performance pura” de cada piloto e suas velocidades brutas das voltas de qualificação, interligando o desempenho de todos eles em uma rede que pôde determinar qual, de fato, foi o mais rápido, excetuando os limites tecnológicos de cada geração, o que impactaria no resultado.

Chefiada pelo diretor de sistemas de dados da Fórmula 1, Rob Smedley, pelo diretor de transmissão e mídia Dean Locke, e pela cientista principal e gerente sênior do Amazon ML Solutions Lab, Dra. Priya Ponnapalli, a tecnologia utilizada encontrou maneiras e meios de detectar e proteger contra imprevistos, como colisões, falhas de carro, mudanças nas condições climáticas em uma sessão de qualificação e idade dos pilotos para criar uma classificação justa.

“Com o machine learning, há uma série de oportunidades para aplicar a tecnologia para responder a problemas complexos e, neste caso, esperamos ajudar a resolver disputas antigas com os fãs usando dados para informar as decisões”, disse Ponnapalli.

Sobre o ranking, Senna garantiu a pole position do estudo, 0s114 a frente do heptcampeão Schumacher e a 0s275 do hexacampeão Hamilton.

Compartilhe