Indústria

Com série na Netflix, NASCAR dá novo passo em reposicionamento de sua marca

Categoria do automobilismo tem apostado em conteúdo e na chegada de nomes badalados da indústria

Com série na Netflix, NASCAR dá novo passo em reposicionamento de sua marca

19 de janeiro de 2021

3 minutos de Leitura

A pandemia do coronavírus fez a NASCAR se reinventar. Com um apelo restrito ao mercado americano, a categoria ganhou destaque com diversas novidades durante 2020, que culmina com uma série de humor na Netflix. Não, não espere uma megaprodução ao estilo ‘Drive to Survive’, da F1. Na verdade, trata-se de uma ficção.

Estrelado pelo ator Kevin James, ‘The Crew’ chega ao serviço de streaming em 15 de fevereiro, um dia após a abertura da temporada de Daytona 500 da NASCAR. Com dez episódios, o conteúdo apresenta um chefe de uma equipe fictícia, a Bobby Spencer Racing, que atravessa um momento de transição quando o dono passa o controle para sua filha, que está procurando modernizar o time e cria grandes expectativas para a temporada.

Para os envolvidos, o ponto alto da produção é enfatizar que a NASCAR é um esporte de equipe, afastando de vez o pensamento que predomina de ser uma categoria que preza pelo individual.

Esta presença na Netflix é apenas mais um passo dado pela NASCAR para se posicionar entre um público mais jovem e ganhar notoriedade global. Em março do ano passado, tão logo o calendário esportivo foi paralisado pela pandemia, a competição americana de automobilismo anunciou a criação da eNASCAR iRacing Pro Invitational Series, uma competição virtual montada em parceria com a iRacing e que teve a participação de pilotos e ex-pilotos.

Logo em seguida, a Nascar fechou com o Fox Sports para transmitir a competição virtual. A etapa inaugural atraiu um total de 903 mil espectadores, segundo dados da Nielsen.

Outro movimento bem estratégico ocorreu em setembro, quando o TikTok anunciou que patrocinaria o piloto hispânico Ryan Vargas, de 20 anos, que faz parte da equipe Johnny Davis Motorsports Chevrolet na NASCAR Xfinity Series. O acordo foi motivado por Vargas ser um fervoroso TikToker.

No mesmo mês, Michael Jordan se tornou sócio do piloto Denny Hamlin na equipe His Airness. O time estreia neste ano tendo como pilotos, além de Hamlim, Bubba Wallace, que é o único piloto negro da NASCAR. Denny chegou a correr na Nascar com a marca da Jordan Brand estampada em seu carro. Agora, os dois fortalecem laços na categoria.

Por fim, nesta semana, o cantor Pitbull tornou-se o novo coproprietário da Trackhouse Racing, uma nova equipe da NASCAR Cup Series fundada pelo piloto Justin Marks.

Há ainda a possibilidade da chegada de Floyd Mayweather, que pode adquirir uma das equipes colocados à venda (Leavine Family, Germain e GoFas).

Neste processo de reposicionamento de marca, a NASCAR aposta forte na geração de conteúdo e na chegada de nomes badalados da indústria do esporte. Novos públicos e mercados, pilares fundamentais para se estabelecer como uma marca global.

Compartilhe