Futebol

Flamengo culpa ‘ação coordenada’ de hackers por falha no PPV

Partida de estreia do Carioca registrou uma pane geral no sistema de compra e acesso ao pay-per-view do torneio

Flamengo culpa ‘ação coordenada’ de hackers por falha no PPV

03 de março de 2021

3 minutos de Leitura

O Flamengo estreou na noite de ontem no Campeonato Carioca e registrou uma pane geral no sistema de compra e acesso ao pay-per-view do torneio. Esta é a grande novidade e aposta de gerar receita de clubes e federação no que tange direitos de transmissão.

Pouco antes de o jogo começar, o sistema falhou, sendo automaticamente alvo de torcedores que foram para as redes sociais reclamar do serviço.
Na TV por assinatura, o mesmo problema, com torcedores não conseguindo acesso à partida por meio do PPV.

Diante da repercussão negativa, o Flamengo divulgou uma mensagem no Twitter para abordar a falha no sistema. Pouco depois das 23 horas, o clube informou que a transmissão “está sendo prejudicada por um ataque de grandes proporções aos servidores da plataforma, tendo como origem diversas regiões do Brasil”.

Em nota, o Flamengo divulgou que “foram bloqueados aproximadamente 900 ataques (de um total de quase 9 mil, que continuam ocorrendo) e, às 21h51, o servidor da Amazon também sofreu ataques e saiu do ar”.

A partida do Flamengo contra o Nova Iguaçu teve transmissão ao vivo pela TV Record para o Rio de Janeiro e cidades como Brasília, Salvador, Belém e Manaus, além de estados como Goiás Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Piauí, Espírito Santo e Maranhão. O público de outros estados e regiões em que não pega o sinal da Record utilizou a FlaTV+, serviço oferecido pelo Flamengo, do próprio Campeonato Carioca ou pelas operadoras Claro, Sky e Vivo.

O Flamengo é o único do G4 carioca a adotar um sistema próprio de venda do PPV de suas partidas. Botafogo, Fluminense e Vasco uniram forças em prol de um mesmo serviço, cada um liberado no seu respectivo canal. O Flamengo cobra R$ 129,90 para o pacote que engloba todos os seus jogos no regional. A expectativa é de que essa seja a principal fonte de receita para a equipe no Campeonato Carioca, já que o contrato da Record rende cerca de R$ 1.8 milhão ao clube.

A seguir, a nota divulgada pelo Flamengo em seu site oficial:

O Clube de Regatas do Flamengo informa que a transmissão do jogo Flamengo x Nova Iguaçu, realizada pela FlaTV+, está sendo prejudicada por um ataque de grandes proporções aos servidores da plataforma, tendo como origem diversas regiões do Brasil.

O ataque planejado se iniciou minutos antes do jogo começar, após duas horas de pré-jogo sem qualquer problema.

Mesmo com todas as precauções tomadas para que esse tipo de problema não ocorresse, a ação coordenada que está em curso é bastante forte e provavelmente profissional.

Durante uma hora, foram bloqueados aproximadamente 900 ataques (de um total de quase 9 mil, que continuam ocorrendo) e, às 21h51, a AWS (Amazon) também sofreu ataques e saiu do ar devido ao mesmo problema.

Assim que tudo estiver apurado, retornaremos com mais detalhes, esclarecendo para todos os torcedores o que ocorreu.

Pedimos desculpas aos rubro-negros assinantes do pacote.

Compartilhe