Futebol

Contra novas ‘Superligas’, Serie A irá banir clubes que criarem ligas separatistas

Juventus, AC Milan e Inter de Milão estavam entre os 12 fundadores que anunciaram que estariam dentro do novo torneio

Contra novas ‘Superligas’, Serie A irá banir clubes que criarem ligas separatistas

28 de abril de 2021

2 minutos de Leitura

O recado está dado pela Serie A: clubes italianos que desejarem criar ou participar de uma liga independente serão impedidos de jogar na competição nacional. As novas regras entrarão em vigor no meio do ano.

Da Itália, Juventus, AC Milan e Inter de Milão estavam entre os 12 clubes fundadores que anunciaram que estariam dentro da nova Superliga. Após a saída dos seis ingleses, a iniciativa não foi adiante.

As autoridades do futebol estão buscando formas de fortalecer seus regulamentos para evitar uma nova tentativa de saída das equipes. Para tal, o conselho federal da Federação Italiana de Futebol (FIGC) agilizou a aprovação de novas regras de licenciamento.

“Aqueles que planejam participar de competições não autorizadas pela FIGC, Fifa ou Uefa perderão sua participação. É claro que se, no dia 21 de junho, data limite para as inscrições, alguém quiser participar de competições de caráter privado, não participará de nosso campeonato”, destacou o presidente da federação italiana, Gabriele Gravina, no site oficial, FIGC.it.

Na Inglaterra, Mark Bullingham, chefe executivo da Federação Inglesa de Futebol (FA), advertiu que “nada está fora da mesa”, pois procura evitar qualquer nova tentativa de fuga. O governo britânico prometeu apoio às autoridades do futebol para reforçar a regulamentação anticompetição contra qualquer tentativa futura de saída.

Compartilhe