A adidas lançará neste final de semana o 4DFWD, tênis para running impresso em 3D. O modelo reúne anos de inteligência de dados de atletas com uma tecnologia única de impressão 3D e tem como objetivo proporcionar aos corredores uma experiência de corrida completamente nova.
De acordo com a marca alemã, a tecnologia da entressola treliça 4D foi desenvolvida por mais de quatro anos em parceria com a Carbon. Combinando dados de performance de atletas e a tecnologia Carbon Digital Light Synthesis para produzir entressolas impressas em 3D ajustadas com precisão, os calçados 4D da Adidas estão entre os primeiros no mundo a usar essa tecnologia de ponta, que oferece a capacidade de ajustar a entressola para padrões de movimento específicos.
O novo modelo possui uma estrutura de treliça selecionada entre cinco milhões possíveis e feita com 39% de materiais bio-based. A célula FWD foi desenvolvida especificamente para favorecer e potencializar o movimento para frente sob carga vertical que, de acordo com testes, é três vezes maior em 4DFWD do que em outros modelos com entressolas 4D mais antigas.
“A tecnologia 4D nos deu a oportunidade de desenhar um tênis que a entressola de espuma não permitiria. Nos inspiramos na entressola de treliça 4D da primeira geração com o desafio de levá-la ao próximo nível. Trabalhando em estreita colaboração com a Carbon, identificamos e desenvolvemos uma entressola perfeita, projetada para comprimir para frente sob carga, contrariar forças mecânicas e proporcionar uma sensação de avanço única para os corredores”, comentou Sam Handy, vice-presidente de design da Adidas Running.
“O 4DFWD foi criado em parceria com a Carbon, empresa líder em impressão 3D, e une tecnologias de alto desempenho a anos de pesquisa com atletas Adidas. O desenvolvimento central no Adidas 4DFWD é sua entressola impressa em formato de “gravata borboleta”. Feita de 39% de material de base biológica, a nova estrutura de treliça foi especificamente codificada para comprimir para a frente durante a passada, usando o impacto no contato com o solo para gerar esse movimento. Isso resulta em uma transição mais suave, demonstrada por uma redução média do pico de força de frenagem em 15% e economia de corrida no mesmo nível do Ultraboost”, acrescentou Vitor Rigobello, gerente da unidade de negócios de esportes da Adidas.
O modelo impresso em 3D chegará ao mercado em três cores diferentes, incluindo uma especial que estreará junto com a Tokyo Collection no verão do Hemisfério Norte, ou seja, inverno no Brasil.