A partir da temporada 2022/2023, a Ligue 1 será reduzida de 20 para 18 clubes. Na assembleia geral da liga, somente o Metz se opôs à redução do número de participantes na primeira divisão da França.
Como resultado, a partir da próxima temporada, até quatro dos 20 clubes atuais da Ligue 1 serão rebaixados, ao contrário das três equipes que costumavam ser rebaixadas até aqui.
Por enquanto, foi decidido que a Ligue 2, a segunda divisão do futebol francês, permanecerá com um total de 20 clubes, embora um período de discussão seja reaberto nos próximos meses para ver se seria mais apropriado reduzir o número para 18 clubes.
A possibilidade de cortar o número de clubes no campeonato foi introduzida em fevereiro, quando o presidente do Marseille, Jacques-Henri Eyraud, pediu publicamente uma reorganização do formato da Ligue 1.
“Jogar a cada três dias é ruim para os jogadores, o campeonato e os torcedores; um campeonato com 20 times não é mais sustentável”, disse o executivo.
Reduzir a competição para 18 clubes significaria menos 38 jogos da liga para transmitir, com menos equipes envolvidas no compartilhamento de direitos de transmissão.