Futebol

Botafogo e Centrum lançam edição limitada de camisa contra o racismo

Objetivo é conscientizar a população brasileira quanto aos efeitos do racismo na população negra

Botafogo e Centrum lançam edição limitada de camisa contra o racismo

20 de novembro de 2021

3 minutos de Leitura

Para conscientizar a população brasileira com relação aos efeitos causados pelo racismo na população negra, o Botafogo entrará em campo neste domingo (21), contra o Brasil de Pelotas, no Rio Grande do Sul, com uma camisa que carrega “listras desiguais” para escancarar que a desigualdade não apenas impõe, como também oprime a população negra no Brasil.

A camisa, batizada de “Manto da Denúncia da Desigualdade”, é fruto de uma parceria com a Centrum, marca de suplementos alimentares e atual patrocinadora do clube, que especificamente nesta partida ocupará a propriedade máster do uniforme para dar apoio a ação.

“Nosso propósito enquanto empresa é entregar a melhor saúde todos os dias com humanidade. E nós buscamos colocá-lo em prática por meio de cada iniciativa das nossas marcas. Dessa vez, a partir da parceria com o Botafogo, recorremos ao alcance do esporte mais popular do planeta para alertar a sociedade sobre o impacto da discriminação racial na saúde e no bem-estar da população negra. Precisamos ter em mente que a prevenção começa com uma mudança de atitude“, comentou Juan Katz, diretor de marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil, proprietária da marca Centrum.

“Essa ação é de grande relevância para a sociedade e entendendo isso, tivemos total apoio da Estrelabet, que cedeu a posição de master para a Centrum e ainda contribuirá também com o debate sobre o tema de racismo no futebol. O clube fica muito feliz em poder colaborar de alguma forma com as discussões sobre o tema e ainda contar com o apoio irrestrito dos seus parceiros”, acrescentou Lênin Franco, Diretor de Negócios do Botafogo.

A camisa foi confeccionada especialmente para o Dia da Consciência Negra, que será celebrado justamente neste sábado (20), e será vendida exclusivamente na loja oficial on-line do clube. Ao todo, serão disponibilizadas apenas mil unidades do modelo, com pré-venda somente para sócios-torcedores até a próxima terça-feira (23). O preço da camisa masculina será de R$ 259,90, enquanto a feminina sairá por R$ 249,90.

No Brasil, uma pesquisa do Ministério da Saúde, publicada em 2018, revelou que jovens negros do sexo masculino com idades entre 10 e 29 anos são os que encaram o maior risco de morrer por suicídio. A probabilidade de tirar a própria vida nesse grupo é 45% maior do que entre jovens brancos na mesma faixa etária.

No futebol, os crimes discriminatórios também seguem crescendo. Estudo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol aponta para um aumento de 70% nas ocorrências entre 2018 e 2019, quando foram registrados 150 casos. Dentre as modalidades esportivas, o futebol concentra 90% dos casos de discriminação, sendo dois terços deles por racismo.

Compartilhe