A CVC Capital Partners e a Bain Capital podem adquirir participação na nova empresa de direitos de mídia da Ligue 1. Ela está sendo criada pela Liga de Futebol Profissional (LFP), responsável por gerir o futebol francês.
Segundo a Reuters, CVC e Bain podem unir forças em uma proposta de € 1.5 bilhão. Além delas, Advent International, Apollo Global Management, Bridgepoint, EQT e Silver Lake também planejam comprar 20% da nova empresa.
O resultado deve ser conhecido até o início do segundo trimestre de 2022. A expectativa é que um acordo seja assinado antes do final da atual temporada da liga francesa, que termina em maio.
Ainda segundo a Reuters, caso o negócio seja fechado, espera-se que exista um equilíbrio financeiro entre os 40 clubes que integram a primeira e a segunda divisões do futebol francês. Neste momento, PSG e o Olympique de Marselha recebem cada um pelo menos 10% dos direitos de transmissão.
A LFP já confirmou que a segunda divisão reduzirá o número de participantes dos atuais 20 clubes para 18 a partir da temporada 2024/25. Já a Ligue 1 também diminuirá, passando a ter 18 times em 2023/2024.