Indústria

Após declaração envolvendo nazismo, Ferj rompe contrato de transmissão com Flow

Entidade havia fechado um acordo para a transmissão de 16 jogos no canal Flow Sport Club

Após declaração envolvendo nazismo, Ferj rompe contrato de transmissão com Flow

08 de fevereiro de 2022

3 minutos de Leitura

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) encerrou o contrato de transmissão do Flow Sport Club para o sinal ao vivo de 16 partidas do Campeonato Carioca de 2022. Os direitos foram cedidos ao canal pela Sportsview, que tem sofrido sucessivas reclamações sobre a qualidade de entrega do torneio.

O motivo foi um recente vídeo do Flow que um dos integrantes, o Monark, defendeu que a lei deveria permitir a criação de um partido nazista no Brasil.

“Eu acho que o nazista tinha de ter o partido nazista reconhecido pela lei. As pessoas não têm o direito de serem idiotas? (…) Dentro da expressão, eu acho que a gente tem de liberar tudo. Se o cara quiser ser um antijudeu, eu acho que ele tinha direito de ser.”, disse Monark.

As frases surgiram em conversa com os deputados federais Kim Kataguiri (DEM) e Tabata Amaral (PSB), em episódio transmitido na noite desta segunda-feira (8).

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito, anuncia o rompimento do contrato com o Estúdios Flow, responsável pelo podcast Flow Sport Club que transmitia jogos do Campeonato Carioca de 2022, por apologia ao nazismo, regime cujos crimes contra a humanidade até os dias de hoje causam horror a qualquer um que preze pela vida.

Destacou a FERJ em comunicado

Nesta tarde, Monark se manifestou e alegou que estava alcoolizado, pediu desculpas e afirmou ter sido “insensível”. No mesmo conteúdo, ele convidou membros da comunidade judaica para conversar e “explicar mais sobre toda a história”.

Zico que participaria do Flow Sport Club nesta terça-feira, cancelou a sua presença no podcast.

O vídeo gerou revolta nas redes sociais. A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) foi uma das que se posicionou sobre o ocorrido.

“A CONIB [Confederação Israelita do Brasil] condena de forma veemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil e o ‘direito de ser antijudeu’, feita pelo apresentador Monark, do Flow Podcast. O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera ‘inferiores’. Sob a liderança de Hitler, o nazismo comandou uma máquina de extermínio no coração da Europa que matou 6 milhões de judeus inocentes e também homossexuais, ciganos e outras minorias. O discurso de ódio e a defesa do discurso de ódio trazem consequências terríveis para a humanidade, e o nazismo é sua maior evidência histórica.”

Compartilhe