Redes Sociais

Após parceria com “Luva de Pedreiro”, Vasco lidera ranking de interações no TikTok

Presença do atual fenômeno da internet impulsionou o perfil do clube carioca na plataforma

Após parceria com “Luva de Pedreiro”, Vasco lidera ranking de interações no TikTok

24 de março de 2022

3 minutos de Leitura

Investir em equipes de marketing e profissionais especializados em redes sociais já faz parte da realidade de qualquer empresa, entidade ou clube de futebol. Nesta semana, após realizar parceria com o influencer Iran Ferreira, conhecido como “Luva de Pedreiro”, o Vasco assumiu a liderança entre times brasileiros no TikTok, com mais um milhão de interações na rede. Ainda no Rio de Janeiro, o Flamengo também obteve destaque, e além de liderar o ranking no Facebook e no Twitter, teve mais de 10 milhões de interações no Instagram.

Os números foram divulgados pelo MKTEsportivo, em levantamento realizado em parceria com a Samba Digital, que contabilizou o período entre os dias 16 e 22 de março.

“Diversas receitar em um clube de futebol provém das redes sociais. Quando bem trabalhadas, elas ajudam a viabilizar o investimento dos patrocinadores. Alguns parceiros não necessariamente estão no uniforme, e fecham cotas de patrocínio que envolvem relacionamento e mídias digitais. É muito importante que os clubes trabalhem com a geração de conteúdos relevantes, que gerem engajamento, para que eles se destaquem no mercado futebolístico” disse Fábio Wolff, sócio da Wolff Sports e colunista do MKTEsportivo.

O Fortaleza, apesar de não estar entre as 10 maiores torcidas do país, ficou por nove meses seguidos entre os 20 clubes da América com mais engajamento no Instagram, com mais de 40 milhões de interações no período.

“As redes sociais são um instrumento de aproximação com a torcida. O torcedor precisa participar do clube e estar conectado também em dias que não tem jogo. Entre um duelo e outro, a rede social é um caminho essencial para trocar informações, divulgar ações do clube, trabalhar temas sociais, mostrar treinamentos. É necessário, para todo clube de elite, uma equipe de profissionais para a produção de um conteúdo de qualidade. Só assim é possível atingir bons níveis de engajamento”, acrescentou Marcelo Paz, presidente do clube.

Para Wolff, a ligação entre novas receitas e engajamento nas redes é nítida, sendo estas plataformas ideias para dialogar diretamente com os torcedores.

“À medida que as empresas são impactadas pelas campanhas digitais das equipes elas são atraídas. Os planos comerciais mostram a evolução dos clubes nas redes, e isso é atrativo. São plataformas que interessam para as marcas, já que falam diretamente com o torcedor”, finalizou o executivo.

Foto: Matheus Lima (Vasco da Gama)

Compartilhe