Acredite: a Copa do Mundo 2022 terá zonas especiais para torcedores bêbados ficarem sóbrios. As chamadas “tendas de sobriedade” serão criadas pelo governo catari, com a aprovação da Fifa.
O objetivo é controlar que turistas fiquem embriagadas nas ruas e não sejam presos, o que é estabelecido por lei no país. Portanto, os torcedores permanecerão por lá até que estejam lúcidos para que, posteriormente, sejam liberados.
Vale lembrar que esta será a primeira edição do Mundial que terá como sede um país muçulmano, que possui leis restritivas à comercialização de bebidas alcoólicas. Com isso, a maior impactada será a Budweiser, parceira da FIFA e cerveja oficial das Copas.
A venda estará liberada no entorno dos estádios, além das fan zones, com horário reduzido.
“O álcool está disponível no Catar. É mais limitado do que talvez em outros países do mundo, seja na Europa ou nos EUA ou em outros países do Oriente [Médio], mas estará disponível em zonas designadas, como prometemos desde o primeiro dia. Sei que existem planos para as pessoas ficarem sóbrias se estiverem bebendo excessivamente: um lugar para garantir que eles se mantenham seguros, que não sejam prejudiciais a ninguém, que não se machuquem. Penso que é uma boa ideia”, afirmou o diretor-executivo da Copa do Mundo no Catar, Nasser Al Khater, em entrevista à Sky News.
O torneio também gerou polêmica e críticas devido à proibição de manifestações da comunidade LGBTQ+ no Catar.
“Todos são bem-vindos aqui e todos se sentirão seguros quando vierem ao Catar”, finalizou o executivo.