Redes Sociais

Entre os participantes da Copa 2022, Cristiano Ronaldo e França lideram em influência no Instagram

Nielsen avaliou total de seguidores, crescimento da base, taxa de engajamento e valor médio da marca por postagem

Entre os participantes da Copa 2022, Cristiano Ronaldo e França lideram em influência no Instagram

24 de outubro de 2022

3 minutos de Leitura

Cristiano Ronaldo é o jogador mais influente do Instagram entre os que estarão na Copa do Mundo 2022, segundo a solução Nielsen InfluenceScope. O português desbancou Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé, respectivamente.

Os rankings são baseados na ferramenta de medição de influência da Nielsen, InfluenceScope. A metodologia inclui uma variedade de indicadores-chave de desempenho (KPI) relacionados ao desempenho e ao patrocínio, incluindo seguidores sociais, engajamento de conteúdo, crescimento da base de fãs e valor de mídia equivalente do conteúdo de marca publicado por cada jogador. São atribuídos pesos diferentes a cada KPI para distingui-los em termos de importância.

Cristiano Ronaldo quase dobrou seus seguidores no Instagram no ano passado, com cerca de 47% de crescimento.

Entre os brasileiros, Vinícius Júnior se destacou com um aumento de 90% de sua base de seguidores na rede social na última temporada, o maior crescimento do TOP 10 de boleiros influentes da Nielsen.

Já N’Golo Kanté, que ganhou a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões e a Premier League, tem a maior taxa de engajamento com seus seguidores com 11%.

O meio-campista do Barcelona e da seleção espanhola, Gavi, é o melhor jogador revelação no índice da Nielsen de prováveis jogadores da Copa do Mundo, à frente dos brasileiros Raphinha e Antony. Ele aumentou seus seguidores em mais de 5000% desde agosto de 2021, atingindo 5.5 milhões. Suas postagens têm uma incrível taxa de engajamento de quase 30%.

A França, atual campeã do mundo, é a equipe nacional mais influente do torneio, à frente do Brasil e de Portugal. Este trio são as únicas equipes nacionais com mais de 10 milhões de seguidores. Cerca de 64% dos fãs da França vêm de fora de suas fronteiras, já 86% dos fãs que seguem Portugal vêm de fora do país, muito em função do apelo internacional de CR7.

Inglaterra, Espanha, Alemanha e Holanda, atraem mais de 70% de seus torcedores de fora do país.

“Com dezenas dos atletas mais reconhecidos do mundo competindo pelo prêmio máximo do futebol, a Copa do Mundo chamará a atenção de quase um bilhão de pessoas. Este evento oferece às marcas oportunidades únicas de parceria com os jogadores de futebol certos para engajar efetivamente seus públicos-alvo. A Nielsen InfluenceScope avalia todos os aspectos da influência de um determinado jogador para que as marcas possam garantir que elas recebam uma taxa de retorno adequada para o investimento correto”, disse Marco Nazzari, Diretor Geral de Esportes Internacionais da Nielsen.

Compartilhe