Indústria

Penalty apresenta novo design da Asa Branca, a bola da Copa do Nordeste 2023

O modelo busca ressaltar elementos da paisagem e da cultura nordestina, com destaque para o sol, que ocupa lugar de destaque nos desenhos

Penalty apresenta novo design da Asa Branca, a bola da Copa do Nordeste 2023

03 de dezembro de 2022

3 minutos de Leitura

A Penalty apresentou o novo design da Asa Branca, bola oficial da Copa do Nordeste. O modelo busca ressaltar elementos da paisagem e da cultura nordestina, com destaque para o sol, que ocupa lugar de destaque nos desenhos, e também grafismos que refletem a alegria e a energia positiva dos moradores da região.

“Para o ano que vem, apresentamos um símbolo que agora será fixo na Asa Branca: o sol. O elemento trará uma identidade para a bola, fazendo com que o torcedor a reconheça de forma mais fácil ao longo dos anos. A maior estrela do sistema solar, em nossa concepção, é a que incentiva e causa esta energia nordestina. Isso porque o sol é o maior motivador do turismo no litoral nordestino, mas, mais do que isso, é o que gera energia limpa com as fazendas de energia solar, sendo a região de maior produção do país”, disse Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.

A versão 2023 será feita no modelo da S11 Ecoknit, bola sustentável da Penalty. A empresa será a fornecedora oficial da Copa do Nordeste pelos próximos quatro anos.

“Entregamos uma versão única da Asa Branca, já que a S11 Ecoknit é a primeira bola de futebol profissional do mundo desenvolvida com o propósito de unir a excelência em performance à sustentabilidade. A bola está sendo produzida na nossa fábrica em Itabuna, na Bahia, sendo então uma bola feita para os nordestinos e pelos nordestinos”, acrescentou o profissional.

O nome foi escolhido pelo público em uma votação on-line realizada em 2014 e faz referência ao clássico da música brasileira, composto e interpretado pelo nordestino Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Revestida por tecido ecológico obtido a partir da reciclagem de garrafas pet (cada unidade produzida retira do meio ambiente 4,5 garrafas), a bola apresenta uma gravação em sua superfície, que proporciona uma melhor aerodinâmica durante o voo. Internamente, o produto é composto por uma câmara 6D, que proporciona equilíbrio total ao objeto, além de possuir uma camada de Neotec que o torna menos contundente sem perder elasticidade.

“O Nordeste é o coração, lá existe a energia do jogador, impulsionado pelo calor e pelo ritmo da torcida local, sempre muito fiel, apaixonada e participativa, o que colabora para o grande sucesso e engajamento da competição. Nossas três fábricas estão localizadas na região, então estar alinhado com a Copa do Nordeste, um torneio inovador e um dos principais produtos do futebol brasileiro e sul-americano, é estar alinhado, também, com a liga que reflete os valores e a alma dos trabalhadores da empresa”, explicou Caixeta.

A S11 é a bola oficial dos principais torneios estaduais do país, como os Campeonatos Paulista e Carioca, além das seleções de futebol da Bolívia e da Costa Rica.

Compartilhe