Redes Sociais

Comunidade Gamer repercute negativamente fala de ministra sobre esports

Responsável pelo Ministério do Esporte comparou atletas de esports com cantores

Comunidade Gamer repercute negativamente fala de ministra sobre esports

11 de janeiro de 2023

2 minutos de Leitura

A comunidade Gamer repercutiu negativamente o que foi dito pela nova ministra dos Esportes, Ana Moser, que comentou na última terça-feira (10) que esportes eletrônicos não devem ser considerados esportes e deu a entender que o governo não pretende investir no cenário competitivo de games durante a gestão Lula.

+ Nova Ministra dos Esportes, Ana Moser afirma que eSports não são esportes
+ Lula escolhe Ana Moser para ser ministra do Esporte

O streamer Alexandre “Gaulês” Borba, considerado um dos maiores comunicadores do cenário gamer do Brasil, comentou durante live sobre a fala da ministra: “Nós nunca precisamos nem vamos precisar desta galera”.

Já o ex-jogador de Free Fire e CEO do Fluxo, Bruno “Nobru” Goes, enfatizou a falta de conhecimento da ministra sobre o ecossistema dos jogos competitivos, além de comentar: “A diferença está no seu desconhecimento no nosso cenário gigantesco, que movimenta milhões e atrai milhares de pessoas”.

Parte da comunidade quer ajudar

Apesar de não concordarem com o posicionamento de Ana Moser, parte da comunidade se mostrou disposta a conversar e explicar como funciona o cenário de games competitivos. Um deles foi o influenciador e comentarista de VALORANT Gustavo Melão, que publicou:

O cenário de games costuma passar por diversas críticas vindas do mercado tradicional há alguns anos no Brasil. Mesmo se consolidando como produto, ainda existe a discussão sobre ser ou não ser um esporte tradicional, que por vezes é levantada por jornalistas, comentaristas ou personalidades de outros esportes.

Parte da discussão acontece com o argumento dos games pertencerem a uma empresa, não sendo possível praticá-los de maneira independente, inviabilizando a presença em competições privadas. No entanto, os atletas que vivem do game argumentam que o lado competitivo dos esports é tão difícil quanto os esportes tradicionais, deixando-o na mesma categoria.

Apesar da repercussão negativa de sua fala, a ministra, que é ex-atleta de vôlei e medalhista olímpica, ainda não se pronunciou ou se retratou publicamente até a produção desta reportagem.

Compartilhe