Indústria

Nova Ministra dos Esportes, Ana Moser afirma que eSports não são esportes

Para a nova ministra, eSports não se enquadra como esporte, assim não está contemplado no rol de investimentos que pretende fazer na recriação da pasta

Nova Ministra dos Esportes, Ana Moser afirma que eSports não são esportes

11 de janeiro de 2023

3 minutos de Leitura

Uma declaração da Ana Moser, nova Ministra do Esporte, em entrevista ao UOL, gerou amplo debate nas redes sociais e na comunidade gamer nesta terça-feira (10). Segundo ela, eSports não se enquadra como esporte. Assim, não figurará nos investimentos que pretende fazer na recriação da pasta no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“No meu entendimento não é esporte. E a gente lutou, na minha vida pregressa, à frente da Atletas pelo Brasil, fizemos ação forte junto ao Legislativo, para que o texto da lei federal não fosse aberto para ter o encaixe dos esportes eletrônicos. O texto está lá protegendo o esporte-raiz. Não tirou o eSport porque ele não estava literal. Na definição de esporte tinha sido dada uma abertura que poderia incluir o esporte eletrônico. E a gente fechou essa definição para não correr esse risco. O risco sempre acontece e é um trabalho constante”, disse Ana Moser.

escolha por Ana Moser foi anunciada pelo MKTEsportivo ao mercado brasileiro.

Desde que foi anunciada para o cargo, Ana Moser afirmou que a prioridade dos investimentos do Ministério do Esporte seria em programas voltados para dar acesso à população à prática esportiva. Por conta disso, a ministra não vê os esportes eletrônicos como prioridade.

Ela acrescenta que não haverá investimento do Ministério do Esporte na modalidade e afirmou que a ONG “Atletas pelo Brasil” atuou para que a Lei Geral do Esporte, cuja proposta está em tramitação no Senado, não deixasse o conceito de esporte tão amplo a ponto de poder incluir os esportes eletrônicos.

Recentemente, o Senado aprovou proposta do senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do orçamento, de destinação de R$ 1.988.135.355 para o Ministério do Esporte em 2023. O valor havia sido pedido pelo grupo técnico de Esporte para realizar as políticas públicas da área, com enfoque em investimentos em esporte.

“Você se diverte jogando videogame. O atleta de eSports treina. Mas a Ivete Sangalo também treina para poder dar show e ele não é uma atleta da música. Ela é uma artista, que trabalha com entretenimento”, acrescentou Ana Moser.

Vale lembrar que, em março de 2022, o Comitê Olímpico Internacional (COI) descartou a possibilidade da presenças nos eSports em Olimpíadas. No entanto, o COI anunciou que Singapura será sede da Semana Olímpica de Esports em 2023. O evento é um “próximo grande passo no apoio ao desenvolvimento dos esportes virtuais dentro do Movimento Olímpico e no envolvimento com grandes gamers competitivos”, segundo o Comitê Internacional.

Compartilhe