Indústria

Um dia após criação de SAF do Atlético-MG, Libra oficializa entrada de clube no grupo

Clube mineiro assinou memorando de entendimento com Mubadala Capital e documentos de adesão ao bloco

Um dia após criação de SAF do Atlético-MG, Libra oficializa entrada de clube no grupo
Conselho Deliberativo do Atlético-MG aprovou criação da SAF

21 de julho de 2023

3 minutos de Leitura

Um dia após a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Atlético-MG, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) oficializou a entrada do time mineiro no grupo. O clube assinou um memorando de entendimento com a Mubadala Capital, investidora da Libra, além de documentos de adesão ao bloco de clubes.

“A chegada do Atlético-MG se dá no contexto da contínua disposição e abertura da Libra para trabalhar no caminho da convergência, buscando contemplar os mais diversos anseios dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro de forma democrática e em constante evolução do seu modelo de negócios”, destacou a Libra em nota oficial.

Com a adesão do Atlético-MG, a Libra passa a ser composta por: Galo, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.

Atlético-MG na LIBRA

O Atlético era um dos clubes que optou por aguardar sua assinatura com a Liga Forte Futebol e aumentou os rumores de que poderia acertar com a Libra. Na ocasião, o Galo alegou “trâmites internos” para segurar seu posicionamento. A LFF anunciou um acordo na última semana para venda de direitos com a Life Capital Partners e Serengeti Asset Management.

Desta maneira, o clube mineiro poderá negociar 12,5% dos direitos de transmissão para os próximos 50 anos. Na LFF, a proposta era de 20% dos direitos.

Neste cenário, o Atlético-MG deve receber quase R$ 100 milhões por 12,5% dos direitos, de forma imediata.

SAF do Atlético-MG

O Conselho Deliberativo do Atlético-MG aprovou, nesta quinta-feira (20), a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube.

Ficou acordado que a associação terá 25% das ações da SAF. Já investidores serão acionistas majoritários e vão adquirir 75% das cotas por meio da empresa Galo Holding, criada para esta finalidade, e liderada pelos 4 R’s (Rubens e Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador).

De maneira inédita entre as SAFs do país, a holding do Atlético-MG será dividida em três partes. A maior delas (78%) ficará com os quatro erres. Outros 11% serão destinados a um fundo de investimentos privado. Já os 11% restantes ficarão com um grupo de investidores com a participação de outros empresários atleticanos, entre os quais Marcelo Patrus, dono da Patrus Transportes.

Leia abaixo a íntegra da nota oficial divulgada pela Libra na tarde desta sexta-feira:

“A Libra (Liga do Futebol Brasileiro) dá boas-vindas ao Atlético-MG e celebra a decisão do clube de se juntar ao grupo, que trabalha incansavelmente desde 2022 em um projeto completo para a criação da liga de futebol no Brasil. Nesta sexta-feira (21), o Galo assinou o Memorando de Entendimentos com o Mubadala Capital e os documentos de formalização da adesão ao bloco.

A chegada do Atlético-MG se dá no contexto da contínua disposição e abertura da Libra para trabalhar no caminho da convergência, buscando contemplar os mais diversos anseios dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro de forma democrática e em constante evolução do seu modelo de negócios.

Atualmente, a Libra é composta por Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.”

Compartilhe