Um estudo realizado pela Sponsor United, que analisa o comportamento das marcas nas cinco principais ligas nacionais de futebol da Europa, mostrou que a Premier League ultrapassou a Bundesliga na última temporada como o campeonato com mais patrocínios do continente, com mais de 1.110 acordos. Fizemos um raio-x comercial exclusivo do inglês e do alemão.
De todos, o Newcastle, que foi comprado pelo Fundo de Investimentos Público (PIF) da Arábia Saudita, em 2021, registrou 81 novos patrocínios na temporada 2022/2023. Desta maneira, somou um total de 133 acordos comerciais, alcançando o posto de mais patrocinado entre todas as equipes analisadas pelo estudo.
Além disso, seis dos dez times com mais patrocínios na última temporada do futebol europeu estão na Premier League, entre eles, Leeds (2º), Brighton (6º), Bournemouth (8º), Leicester (9º) e Crystal Palace (10º).
Com cerca de 60 acordos por clube na edição 2022/2023, a Premier League teve um incremento de mais de 30% no número médio de parcerias por time em comparação com a temporada anterior. Já considerando as cinco ligas analisadas pelo relatório, crescimento de 13% na quantidade de contratos vigentes. Foram quase 5 mil na última edição.
Entre as marcas, na temporada 2022/2023, a Coca-Cola foi a mais engajada dentro das cinco principais ligas europeias: Bundesliga (Alemanha), LaLiga (Espanha), Ligue 1 (França), Premier League (Inglaterra) e Serie A (Itália). A marca de refrigerantes assinou 47 acordos comerciais. Ela foi seguida pelo fantasy game Sorare, que somou 29 parcerias. A EA Sports, com 24 contratos vigentes no período, fechou o TOP 3.
O relatório da Sponsor United destaca ainda que 6 das 10 empresas com mais parcerias comerciais possuem presença nas cinco competições analisadas, uma marca atingida por apenas 0,3% das companhias que patrocinam o futebol europeu.