A ASICS vive um dos seus mais importantes momentos em 2023. Com objetivo claro de promover a melhoria de qualidade de vida por meio da inovação e tecnologia do esporte, a marca tem apresentado diversas novidades para o público e busca, na tecnologia, revolucionar o mercado de running.
De fevereiro a agosto, a Asics lançou o GEL-Nimbus 25, GEL-Kayano 30 e GEL-Cumulus 25, além de ter inaugurado uma loja própria no Rio de Janeiro cujo foco está na experiência do consumidor.
“Nesses três grandes lançamentos trabalhamos com o nosso pilar estratégico de sustentabilidade, que está inserido em todos os lançamentos de forma mais explícita. Essa revolução que estamos trazendo para o mercado está baseada em muita pesquisa. Temos um instituto em Kobe, no Japão, onde realizamos pesquisas com corredores amadores e profissionais”, disse Constanza Novillo, Diretora de Marketing da ASICS América Latina, em entrevista ao Lideranças, o podcast do MKTEsportivo.
“Tudo que fazemos dentro da empresa é pautado no que os clientes estão pedindo”, acrescentou.
Ciente que o mercado de corredores envolve muita exigência, Constanza destacou que justamente pela marca trabalhar com um perfil tão especifico de público, que o número de lançamentos tende a ser maior e mais diversificado.
“Como marca, temos um portfólio de produtos para todos os níveis de corredores. Começamos o ano lançando o GEL-Nimbus 25, considerado o “Rei do amortecimento”, onde tivemos uma revolução em termos de tecnologia e design”, comentou.
Sustentabilidade
Neste sentido, o público tende a cobrar também que as empresas não deixem de lado questões envolvendo o meio ambiente. A ASICS, portanto, passou a comunicar de maneira mais explicita que este pilar sempre esteve em seus produtos.
“Quando sustentabilidade faz parte dos valores da marca, de um pilar estratégico, isso acaba influenciando todas as ações da empresa. Atualmente, o consumidor final do segmento esportivo ou do mundo da moda em geral, está esperando que as empresas atuem com responsabilidade ambiental”, salientou.
“No nosso circuito de meia maratona, o ASICS Golden Run, colocamos essa questão da sustentabilidade de uma forma bem explícita. A sacola do kit, por exemplo, foi feita de material totalmente reciclado. Além disso, contratamos uma empresa para cuidar da questão do lixo e todos os resíduos que são gerados por uma prova de rua”, detalhou.
Diferenciais e concorrência
Com tamanha concorrência no running, a ASICS busca posicionar seus modelos a partir de diferenciais, mesmo que um mesmo modelo carregue diversos atributos positivos. No trabalho da comunicação, Constanza destacou que o atributo primário acaba levando vantagem.
“Sempre devemos colocar em evidência qual é o atributo primário. Em uma linha voltada para o amortecimento, priorizamos o amortecimento e o conforto. É claro que também temos os atributos secundários, como sustentabilidade, estabilidade, mas o conforto é uma característica que não pode ser ignorada”, destacou.
“Quando falamos do GEL-Nimbus 25, foi realizado um teste de conforto na Austrália, onde o produto foi comparado com outros 3 tênis de concorrentes e com sua versão anterior, o GEL-Nimbus 24. Recrutaram corredores para a realização dos testes, no período de 8 semanas, além disso foram realizados testes no laboratório de ciência esportiva no Japão e utilizaram a avaliação do consumidor final. Então, quando falamos que é o tênis mais confortável do mundo, temos uma pesquisa para respaldar isso”, finalizou.