Após o anúncio da desistência da Austrália, principal concorrente ao pleito, a Arábia Saudita será a sede da Copa do Mundo de 2034. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (31) pela FIFA, que abordou também os detalhes do Mundial de 2030.
No comunicado, a entidade enfatiza o fato dos locais eleitos serem os únicos postulantes. Apesar do pronunciamento, as decisões só serão oficializadas no próximo congresso da entidade máxima do futebol, em maio de 2024, na Tailândia.
“O maior show da terra será organizado pelo Canadá, México e Estados Unidos em 2026, na América do Norte. As próximas duas edições da Copa do Mundo FIFA serão sediadas na África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha), com três partidas comemorativas disputadas na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai), em 2030 e na Ásia (Arábia Saudita) em 2034”, publicou Infantino, presidente da FIFA.
“O futebol une o mundo como nenhum outro esporte, e a Copa do Mundo da FIFA é a vitrine perfeita para uma mensagem de unidade e inclusão, além de fornecer uma ilustração importante de como diferentes culturas podem estar juntas e aprender e compreender-se melhor”, acrescentou o dirigente.
Vale lembrar que, a partir do próximo Mundial, que será sediado por Canadá, Estados Unidos e México em 2026, o torneio passará a contar com 48 seleções, que serão divididos em 12 grupos de quatro equipes cada.