Com a candidatura para a Copa do Mundo de 2034 oficializada recentemente, a Arábia Saudita vem se inserindo como peça fundamental no tabuleiro do futebol, com relevância financeira e política no esporte.
Buscando ampliar sua influência, segundo o jornal britânico Independent, uma empresa ligada ao Fundo Público de Investimentos da Arábia Saudita (PIF) estuda a possibilidade de adquirir um ou mais clubes europeus. Valencia e Olympique de Marseille estariam na mira do grupo.
De acordo com o veículo, Sócio-majoritário do Newcastle o PIF, não tem planos de fazer qualquer compra no momento. Com isso, as ramificações ligadas ao governo assumiriam as negociações relatadas.
Apesar do interesse dos árabes, o panorama para as negociações não aparenta ser dos mais favoráveis. Com boa campanha em La Liga, o clube espanhol é o mais atraente entre as possibilidades. Com o desejo de ter um novo estádio, o dono Peter Lim está relutante sobre a venda do clube. Assim, o cenário de compra no caso dos franceses, parece estar mais animador.