Futebol

adidas apresenta a bola oficial da EURO 2024, que será na Alemanha

Pela primeira vez ela carrega a tecnologia Connected Ball, que fornecerá dados que ajudarão nas decisões do VAR

adidas apresenta a bola oficial da EURO 2024, que será na Alemanha

16 de novembro de 2023

2 minutos de Leitura

A adidas apresentou a bola que será utilizada na Euro 2024. Batizada de “FUSSBALLLIEBE”, que significa “amor ao futebol”, a bola trará pela primeira vez a tecnologia Connected Ball.

Projetada especialmente para dar maior precisão ao jogo, seu formato conta com 20 peças e ranhuras posicionadas e testadas em laboratório para controlar o fluxo de ar sobre a bola para máxima precisão.

O design representa os movimentos da bola e a energia do jogo por meio de formas de asas pretas com bordas coloridas, além de curvas e pontos. Vermelho, azul, verde e laranja estão presentes e celebram a vibração das nações do torneio e a simplicidade do futebol que atrai torcedores pelo mundo inteiro. Ilustrações de cada estádio da competição aparecem na bola junto com o nome de cada cidade sede.

Pela primeira vez na UEFA, a bola oficial contará com a tecnologia adidas Connected Ball, que foi desenvolvida em parceria com a Kinexon. A tecnologia envia dados precisos da bola aos árbitros de vídeo em tempo real combinando dados das posições dos jogadores com IA e identificando cada toque individual na bola. Isso contribui para decisões mais rápidas dentro de campo.

“Quando desenvolvemos esta bola oficial, nos inspiramos na energia e diversidade do torneio, e no amor que a Europa tem pelo futebol. Com isso em mente, nós esperamos que a bola traga alegria onde quer que seja jogada”, disse Sam Handy, vice-presidente de produto e design da adidas Football.

“Trazer a nossa Tecnologia de Bola Conectada para o UEFA EURO 2024 é um momento decisivo na história do torneio e o resultado do nosso compromisso com a inovação revolucionária que melhora a experiência dos árbitros, jogadores e adeptos”, acrescentou.

“A UEFA representa o auge da competição de seleções na Europa, e estamos comprometidos em garantir que cada aspectos, desde os locais até o equipamento, mantenha os mais altos padrões de qualidade e desempenho. Estamos, como sempre, confiantes de que a FUSSBALLLIEBE da adidas marcará mais um passo em nossa dedicação compartilhada à excelência”, finalizou Zvonimir Boban, Director Técnico e Chefe do Futebol da UEFA.

Até o momento, apenas 9 seleções já garantiram vaga na Euro do ano que vem, que está marcada para acontecer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

Compartilhe