Na campanha intitulada como “Racismo, não finja que não vê”, Vinícius Júnior evidencia sua luta contra o racismo no Dia da Consciência Negra, com mídias divulgas pelo Brasil e até em Nova Iorque.
Alcançando todas as capitais do país, a iniciativa é apenas uma das ações conduzidas pelo jogador. Com o objetivo de propor o debate sobre a legislação espanhola e tipificar racismo e injúria racial como crime, o atleta busca que casos como os que passa frequentemente em La Liga, possam ter uma punição compatível como desfecho.
Em uma de suas recentes ações, nas redes sociais, Vini Jr montou uma equipe que identifica autores de atos racistas que ficam no anonimato, e utiliza os recursos cabíveis para processá-los.
Além dessas atitudes, o atacante do Real Madrid lançará nesta segunda-feira (20), um “Manual da Educação Antirracista”. O conteúdo apresentará 60 páginas e terá como objetivo oferecer subsídios para que as escolas do país se tornem um ambiente mais inclusivo e se afastem de hábitos que estimulem o preconceito.
Serão capítulos que promoverão o empoderamento ao posicionamento de órgãos e cidadãos diante de casos de racismo, dando relevância também para outras pautas relevantes como o machismo e a intolerância religiosa.