Indústria

CBF anuncia adiamento de jogos dos clubes gaúchos por 20 dias

A medida foi tomada após recebimento do ofício enviado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF)

CBF anuncia adiamento de jogos dos clubes gaúchos por 20 dias
Foto: Max Peixoto/Estadão

07 de maio de 2024

3 minutos de Leitura

Em comunicado oficial, a CBF anunciou o adiamento das partidas de todas as equipes do estado do Rio Grande do Sul por 20 dias. A medida foi tomada após recebimento do ofício enviado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

A decisão da entidade esportiva será válida não somente para os três clubes gaúchos que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, mas também aos times que participam das séries C e D, Brasileirão Feminino e o Brasileiro Sub-20 de ambos os gêneros. A Série B do Brasileirão não será afetada pois não há clubes do estado na competição.

A Conmebol já havia adiado as partidas dos clubes gaúchos em jogos pelas competições internacionais. Pela Libertadores, o Grêmio jogaria contra o Huachipato, no Chile, e na Sul-Americana, o Inter viajaria até a Bolívia para enfrentar o Real Tomayapo. Os clubes esperam que a mesma medida seja tomada para as próximas rodadas das competições.

As duas equipes de Porto Alegre tiveram suas estruturas afetadas pela histórica enchente no estado, incluindo os gramados da Arena do Grêmio e do estádio Beira-Rio. A dupla Gre-Nal está sem treinar desde a semana passada devido as inundações em seus Centros de Treinamentos.

Já em Caxias do Sul, o Juventude conseguiu voltar aos treinamentos, porém, encontra muita dificuldade com a logística, devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, também inundado pela enchente.

O último boletim da Defesa Civil contabiliza 90 mortos, 132 desaparecidos e 362 feridos. Há 204,3 mil pessoas fora de suas casa. No total, a chuva afetou 1,4 milhão pessoas e 397 dos 497 municípios do estado.

Segue abaixo o comunicado da CBF na íntegra:

Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.

A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.

Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.

Compartilhe