Recentemente o Brasil foi oficializado como destino de uma partida de temporada regular da NFL pela primeira vez na história. Com a Neo Química Arena, estádio do Corinthians, como sede do duelo, a expectativa é que o mesmo aconteça em setembro.
Uma organização que será impactada positivamente com a novidade é a Comunicação da Confederação Brasileira de Futebol Americano, que faz um importante trabalho de popularização da modalidade no país.
“Receber eventos de grande porte como a NFL é sempre importante em diversos sentidos. Inclusive, o fato do Brasil ter sido escolhido pela liga já mostra o quanto a competição é popular aqui no país e o quanto o Brasil é um mercado importante para eles”, disse Rodrigo Nascimento, Diretor de Comunicação da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), em entrevista ao MKTEsportivo.
A força dos fãs brasileiros impulsiona os números da NFL no mercado nacional. Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em total de seguidores da liga nas redes sociais, com mais de 3 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos.
O alcance de fãs declarados do futebol americano cresceu mais de 10 vezes em apenas sete anos, saltando de 3 milhões para 35 milhões de brasileiros que acompanham a modalidade, segundo números do Ibope Repucom.
“Acredito que a realização deste jogo causará impacto tanto na popularidade da NFL aqui e sua fanbase, que já é consolidada, assim como também deve impactar todos os praticantes da modalidade. Para os fãs brasileiros da liga, será a realização de um sonho que já dura anos”, comentou.
Com o desembarque da liga e de equipes em solo brasileiro, a CBFA espera que novas oportunidades de negócios surjam, sem deixar de lado o fomento ao esporte como um estímulo para novos praticantes. Afinal, o Brasil conta com uma liga estruturada e com a chancela da Confederação.
“Para nós que estamos envolvidos com a prática da modalidade aqui, será a abertura de oportunidades para desenvolver ainda mais o futebol americano por aqui e quebrar certas barreiras. Será nossa chance de quebrar uns tackles e quem sabe, anotar touchdowns para fomentar o esporte em todas as áreas necessárias”, acrescentou Rodrigo.
União com a NFL para lançar o programa NFL FLAG no Brasil
Em outubro deste ano, a NFL e a Confederação Brasileira de Futebol Americano anunciaram uma colaboração inovadora para lançar um programa juvenil de Flag Football no Brasil. A modalidade é uma versão sem contato do futebol americano, jogado por meninos e meninas.
Para a entidade, a união de forças é também parte deste amplo projeto de internacionalização da liga e que acaba impactando a base da modalidade no Brasil.
“O que nós temos hoje é uma parceria colaborativa com outro braço da NFL, que atua no projeto de expansão global com outras frentes, através do desenvolvimento das categorias infantis no flag football. Realizamos a primeira edição do torneio sub-12 aqui no país, e o Sorocaba Braves, campeão nacional, irá participar do campeonato representando o Brasil no Pro Bowl, com outros 11 países. Acredito que o NFL Flag seja um componente importante nessa equação de globalização da liga”, finalizou.