
O São Paulo e adidas encerraram oficialmente uma parceria que iniciou em 2018. Nesta terça-feira (5), a New Balance foi anunciada como a nova fornecedora de material esportivo do clube.
A relação do Tricolor com a marca alemã foi marcada por desavenças nesta reta final. Apesar de uma união desgastada, a adidas, por contrato, tinha preferência na renovação do acordo e podia até mesmo igualar os termos que fossem propostos por um concorrente. Mas foram sucessivos ruídos.
Em agosto, por exemplo, na apresentação de Lucas Moura e James Rodríguez, principais reforços do Tricolor na janela de transferências do meio do ano, a adidas forneceu um lote da então nova camisa 3 do time aos torcedores sem a logomarca da Sportsbet.io na parte superior das costas.
A casa de apostas, que é patrocinadora máster do clube, também ocupa essa outra propriedade no uniforme. A marca chegou a se posicionar sobre o ocorrido.
Já em setembro, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o presidente do São Paulo, Julio Casares, deixou clara a insatisfação com a adidas.
“Nossa fornecedora atual é uma grande marca, marca mundial. Mas, infelizmente, é de conhecimento que teve falhas terríveis. No plano ético, temos contrato até o final do ano. E claro que estamos conversando com outras marcas. Mas num plano diferente. O São Paulo tem que ser objeto de desejo dessa marca, quiçá que seja um contrato exclusivo no Brasil”, afirmou o dirigente no programa.
Na oportunidade, o dirigente lembrou das peças desenvolvidas pela marca para o Outubro Rosa.
“Em uma camisa do Outubro Rosa, por exemplo, a marca faz a mesma camisa para meu clube e para outros clubes que ela patrocina, e muda só detalhes”, disse o dirigente no Roda Viva.
Este foi um ponto sensível durante toda a parceria: o fato da alemã também patrocinar outros times do futebol brasileiro, entre eles, Flamengo, Internacional, Cruzeiro e Atlético-MG. Desta maneira, o Tricolor sentia que não tinha a devida atenção e tratamento adequado.
Tratamento especial e exclusividade
Ao anunciar o novo patrocínio, o São Paulo destacou que terá exclusividade com a New Balance em território nacional. Desta maneira, a companhia não seguirá com o Red Bull Bragantino para 2024. Além disso, a marca deixou claro que o tratamento dado ao clube será diferenciado.
“Estamos ansiosos para revelar nosso primeiro uniforme desenvolvido para o clube, que terá o melhor em inovação em materiais de alta performance, além de um design moderno”, disse Andrew McGarty, head global de futebol na New Balance.
“O São Paulo terá da New Balance o tratamento especial que o clube precisa e merece. A marca olhará para esta parceria sob um viés global, para que o São Paulo amplie cada vez mais sua projeção internacional. A New Balance valoriza bastante a imensa torcida apaixonada que sempre está ao lado do time, os títulos e resultados relevantes já conquistados, e a enorme atenção que o São Paulo dá para as suas categorias de base”, acrescentou Leandro Moraes, diretor de marca da New Balance no Brasil.