Sevilla transforma processo de recrutamento de jogadores com Inteligência Artificial da IBM

Plataforma watsonx permite preencher a lacuna entre o tradicional scouting centrado no ser humano e a orientação de dados para identificar características e potenciais contratações

janeiro 24, 2024

A IBM e o Sevilla apresentaram o Scout Advisor, uma ferramenta de IA generativa que o clube espanhol usará para que sua equipe de scouting tenha acesso a dados mais abrangentes na identificação e avaliação de atletas para possíveis contratações.

Construído a partir do watsonx, a plataforma de IA e dados da IBM projetada para empresas, o Scout Advisor do Sevilla será integrado ao atual conjunto de aplicativos existentes com o uso intensivo de dados proprietários.

O departamento de dados da equipe trabalhou com a equipe de Client Engineering da IBM para construir o Scout Advisor, aproveitando o processamento de linguagem natural (NLP) e os modelos fundamentais do watsonx para pesquisar e analisar grandes quantidades de informações presentes nos bancos de dados do clube e, assim, avaliar possíveis contratações. Isso inclui dados quantitativos dos jogadores, como altura e peso, velocidade, número de gols ou minutos jogados, e dados qualitativos não estruturados, como a análise textual incluída em mais de 200 mil relatórios de olheiros.

Os recursos de processamento de linguagem natural da solução permitiram que o Sevilla usasse uma serie de grandes modelos de linguagem (LLMs) para ajudar a melhorar a precisão e a eficácia na identificação de jogadores. Usando os prompts linguísticos dos olheiros do clube, que descrevem as principais características dos jogadores procurados, o Scout Advisor gera listas de candidatos selecionados com base nos requisitos estabelecidos e resume um conjunto completo de relatórios para cada jogador individual.

Além disso, o Scout Advisor vincula cada jogador aos próprios aplicativos de dados do Sevilla FC para obter insights detalhados a partir de dados quantitativos de desempenho.

As decisões de recrutamento de atletas em equipes esportivas de elite – especialmente no futebol – envolvem investimentos multimilionários, contratos de longo prazo e altos níveis de incerteza sobre o desempenho e o retorno do investimento. Tradicionalmente, o recrutamento de jogadores tem se baseado em uma combinação de observação humana subjetiva e análise manual de dados. No entanto, essa abordagem tem várias limitações, pois é demorada e considera apenas um número limitado de fatores.

Essa abordagem automatizada foi projetada para melhorar ainda mais o processo de identificação de jogadores e ajudar a equipe de scouting a tomar decisões de recrutamento mais eficientes e fundamentadas.

“Estamos muito felizes em trabalhar com a IBM, pois este projeto pode ser disruptivo para o Sevilla FC e toda a indústria esportiva”, diz José María del Nido Carrasco, presidente do Sevilla.

“Nossa equipe de olheiros e analistas está comprometida em encontrar os melhores jogadores para apoiar o sucesso do nosso time e trabalhou incansavelmente para construir um banco de dados impressionante de relatórios de jogadores, e agora, com o apoio da IBM, podemos usar esse ativo em todo o seu potencial. Isto nos dá uma vantagem significativa no processo de recrutamento de jogadores, permitindo encontrar os melhores jogadores para nossa equipe continuar a melhorar o desempenho em campo”, acrescentou.

“Estamos orgulhosos de colaborar com o Sevilla FC para usar o poder da IA generativa do IBM watsonx para ajudar a melhorar a precisão e a eficiência no processo de recrutamento de jogadores. Com os controles e a governança certos, a IA continua a ser um divisor de águas para empresas em muitos setores que buscam modernizar suas operações. Neste caso, gerando conhecimento confiável e explicável que promove os objetivos de um clube de futebol competitivo, enquanto transforma o trabalho de um olheiro de futebol”, comentou Ana Paula Assis, presidente e gerente geral da IBM EMEA.

“Na IBM, estamos entusiasmados com a parceria com o Sevilla FC para transformar o processo de recrutamento de jogadores do setor esportivo por meio do poder da IA generativa. Este projeto demonstra nosso total compromisso em continuar ajudando nossos clientes a desbloquear todo o potencial de seus dados. Essa colaboração com o Sevilla FC é um exemplo claro de como o watsonx ajuda as empresas a acelerar a adoção da IA, escalar e obter uma vantagem competitiva em seus respectivos setores”, finalizou Horacio Morell, presidente da IBM Espanha, Portugal, Grécia e Israel.

Compartilhe: