Inovação

Em acordo inédito, PSG será o primeiro clube validador de blockchain no mundo

A equipe francesa ampliará sua parceria com a Chiliz e a Socios.com, expandindo seus investimentos na estratégia web3

Em acordo inédito, PSG será o primeiro clube validador de blockchain no mundo
Foto: Reprodução/ Cripto Economy

22 de fevereiro de 2024

5 minutos de Leitura

O Paris Saint-Germain (PSG) ampliará sua parceria com a Chiliz e a Socios.com, plataforma dos Fan Tokens oficiais do clube, expandindo seus investimentos na estratégia de web3.

Como parte desse acordo, o time francês desempenhará um papel ainda mais importante e ativo no desenvolvimento do ecossistema de Sportfi e na Chiliz Chain, tornando-se um validador de nó da blockchain, um componente essencial da rede, que ajuda a garantir sua segurança, precisão e confiabilidade. 

Será a primeira vez que um clube esportivo se torna validador do mecanismo de banco de dados no mundo, representando um marco significativo no setor. Além disso, o fato também destaca o compromisso do PSG com a inovação e importância da tecnologia web3, demonstrando seu investimento estratégico no futuro dos produtos e experiências digitais. 

A escolha da Chiliz como plataforma para este avanço é motivada por seu crescente ecossistema SportFi de US$1 bilhão, repleto de fãs de esportes cripto-nativos, sua infraestrutura avançada e a variedade de aplicativos descentralizados que a rede suporta. A Chiliz Chain já se tornou uma plataforma de lançamento para mais de 50 projetos web3, reforçando tanto a robustez da infraestrutura da rede quanto sua capacidade de atrair os principais produtos e serviços web3.

O PSG tem sido um dos principais participantes do ecossistema esportivo e de entretenimento da Chiliz desde que se tornou o primeiro clube a firmar parceria com a empresa e a lançar seu Fan Token, em setembro de 2018.

O time tem estado na vanguarda da transformação web3 no esporte, traçando um caminho que muitos dos principais clubes europeus seguiram desde então. O PSG também é o primeiro clube a nomear em fevereiro de 2023 um Head de web3, o sueco Pär Helgosson.

Desde então, o Fan Token do PSG se tornou peça fundamental dessa estratégia, funcionando como porta de entrada para o ecossistema web3 do clube e projetado para promover relacionamento direto com os torcedores.

Esta abordagem estratégica permite ao PSG oferecer experiências e produtos exclusivos diretamente à sua base de fãs, gerando receitas digitais significativas, ao mesmo tempo em que concede aos fãs a propriedade de ativos digitais e mantém o controle sobre os mesmos. 

“Estamos entusiasmados em aprofundar nosso relacionamento existente com o Paris Saint-Germain, recebendo-os como validadores na Chiliz Chain. Esta evolução marca um passo significativo na adoção da web3 por torcedores, clubes e ligas. Estamos confiantes de que este movimento abrirá caminho para que outros clubes se juntem a nós nesta jornada inovadora”, comentou Alex Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com.

“Ao nos tornarmos um validador na Chiliz Chain, não estamos apenas abraçando o futuro dos esportes na Web3; estamos ativamente projetando-o para que possamos ter um relacionamento mais direto com nossos fãs por meio de experiências na web3. Iremos otimizar nossos futuros envolvimentos para efeitos de rede, amplificando o valor e a receita que cada stakeholder pode gerar e experimentar dentro desta nova economia digital”, declarou Pär Helgosson, Head de Web3 no Paris Saint-Germain.

O PSG se junta à Chiliz Chain no momento em que a empresa renova e lança seu modelo de tokenomics, incluindo um novo mecanismo de recompensas de staking por inflação que permite aos detentores de tokens CHZ receberem recompensas, juntamente com um sistema de queima de taxas de transação conforme o protocolo EIP 1559, e novos incentivos baseados na comunidade. 

Novo mecanismo de recompra de tokens

O PSG compremeteu-se a usar 100% de sua receita acumulada como validador na Chiliz Chain para realizar recompras regulares de $PSG (o Fan Token oficial do clube) no mercado público, promovendo um ciclo de investimento e crescimento contínuos dentro do ecossistema. Essas recompras automáticas, executadas por meio de contratos inteligentes pelo validador ou através de exchanges descentralizadas na Chiliz Chain, estão planejadas em intervalos definidos para fortalecer consistentemente a economia digital do clube

Este programa de recompra serve a dois propósitos: garantir que parte significativa da receita das validações do clube, advindas de gas fees e inflação de fornecimento, seja reinvestida no suprimento do Fan Token PSG, além de possibilitar ao clube renovar regularmente suas reservas, permitindo que o PSG construa uma economia digital de Fan Token autossustentável e promova o engajamento de sua base de fãs na web3.

PSG e Chiliz realizarão hackathons no Parc Des Princes

O PSG também será coanfitrião, ao lado da Chiliz, em seu primeiro hackathon de blockchain no estádio Parc Des Princes, a ser realizado no final do verão europeu de 2024.

Esta iniciativa reunirá desenvolvedores franceses e internacionais para inovar em produtos relacionados ao universo esportivo aproveitando a tecnologia Web3, a Chiliz Chain e os Fan Tokens do PSG.

Esses hackathons destacam o comprometimento do clube com a inovação ao fomentar uma comunidade global de fãs conectada e digitalmente experiente por meio da aplicação de ponta da tecnologia Web3. 

Compartilhe