Coluna

Conteúdo que conecta a Gen Z: uma constante inovação e renovação de formatos

Não é fácil encontrar uma fórmula que agrade essa geração tão exigente e crítica

Conteúdo que conecta a Gen Z: uma constante inovação e renovação de formatos

21 de março de 2024

5 minutos de Leitura

NWB
NWB
Maior Content Tech do Brasil especializada em conteúdo esportivo

Falar sobre a geração Z pode parecer algo difícil ou delicado. É a tal geração nativa digital e acostumada a dividir a atenção com diferentes telas e plataformas ao mesmo tempo. E também muito se fala sobre a falta de conexão com as formas tradicionais de consumo de esportes, ainda mais com o futebol.

De fato, não é fácil encontrar uma fórmula que agrade essa geração tão exigente e crítica. Mas é importante entender que essa mesma geração já escolheu onde quer estar. Cabe a gente se adaptar a isso. E quando estão, de fato estão presentes.

Consumindo de conteúdo a produtos, compartilhando memes e, naturalmente, criando conexões e construindo comunidades baseadas em interesses e causas claras, e longe de aspectos financeiros ou sociais. É nessa ótica que a NWB permeia o grande desafio que é se renovar e inovar em todas as oportunidades de criação de conteúdo. O alto valor do entretenimento ligado aos esportes é algo que sempre acreditamos. E que é corroborado pela própria geração Z, que busca no consumo de conteúdo algo que fale a sua língua, que seja único e autêntico: a cultura da internet representada pelos memes, humor e games. 

Não podemos falar de conexão com esse público sem levar todos esses desafios em conta. Foi assim que o Desimpedidos surgiu em um cenário digital tão pouco desbravado em 2013, e foi ao longo de mais de 10 anos que ele se consolidou como pioneiro e único, a NWB cresceu e lançou outras marcas de conteúdo e hoje faz parte do maior ecossistema de esportes do Brasil, o Grupo SBF. 

É nesse cenário que muitas iniciativas que a NWB coloca de pé carregam o seu propósito. Quando resolvemos estender a grande Supercopa Desimpedidos para o universo dos games, replicando no Roblox todos os criadores, times e formato do torneio, queremos oferecer para a nossa audiência – que também vive nesses espaços – uma nova forma de se entreter com a Supercopa, em um cenário já familiar para eles.

Essa experiência, em parceria com um criador nativo da plataforma, o Santos Massinha, trouxe naturalmente grandes números de engajamento e alcance. E isso considerando um ambiente multiplataforma, que, de novo, é algo inerente para alcançar esse público tão plural. Após um primeiro teste, hoje já discutimos internamente sobre como ampliamos essa oportunidade para algo ainda mais imersivo, como a experiência de explorar os modos customizados da plataforma para se poder jogar de maneira inédita jogar a Supercopa.

Esse mês, um novo formato vai ganhar corpo no Desimpedidos: a Taça Futebol de Sabão Desimpedidos. Aqui o mote vai além. Queremos oferecer ao público a oportunidade de ver os seus criadores favoritos, de diferentes nichos como a música, humor, entretenimento, games e, claro, o futebol, dentro de uma arena inflável ensaboada. Vamos juntar toda essa amplitude de público – mais de 100M de seguidores/inscritos combinados dentre os criadores participantes – com um único propósito e tom de voz: diversão, bizarrices e leveza – o imprevisível!

Aqui a oferta é de um conteúdo autêntico, diferente do tradicional e que vá além do futebol como esporte e competição. O poder de alcance, viralização e engajamento é enorme, já refletido apenas no anúncio dos times e dos jogos, quando as conversas começam a ir muito além do que podemos controlar. Para a Geração Z, que vive mais intensamente esse universo de tanta oferta de plataformas e conteúdo, o fora da caixa é essencial. E o entretenimento naturalmente é o ambiente em comum para produzir conteúdo que de fato une essa geração, independente de que nicho mais específico ela venha.

Todas essas ações sempre ganham corpo e se amplificam quando temos marcas parceiras jogando junto. Entrar em campo com a gente é reconhecer o poder do esporte e do entretenimento como forma de se conectar de maneira genuína a um público jovem e extremamente engajado, que traz intenção em todo o tempo gasto, seja em qual plataforma for. É assumir que o tom de voz único e jovem do Desimpedidos é um potente caminho para falar a língua de uma geração que cresceu no vídeo-first social media. Um grande grupo que vem crescendo, entrando no mercado de trabalho e conquistando poder de compra – não só influência e criação de tendências.

Os Gen Zs buscam propósito e verdade. Buscam referências e se assumem influenciados por quem eles acreditam, sejam eles criadores de conteúdo, marcas ou famílias. São eles que preferem o social commerce ao e-commerce. Estar onde eles estão é o primeiro passo para as marcas navegarem em um ambiente tão diverso quanto interessante. Na NWB, todo dia é dia para debates de tendências e necessidade de inovar. Até porque, a Gen Z já invadiu a nossa empresa também. E a sua?

*Rafael Ferreira é diretor de planejamento estratégico da NWB, content tech que forma o maior ecossistema esportivo do Brasil. Foi sócio fundador da produtora Três Filmes, em que atuava na liderança executiva da empresa, e foi gerente de criação e produção comercial do Esporte Interativo.

Compartilhe