Coluna

Endrick: a consolidação de um grande sonho (Parte 4)

Recordes e mais recordes e a negociação ao Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo, ajudaram em muito a acelerar o processo de construção de imagem

Endrick: a consolidação de um grande sonho (Parte 4)

25 de março de 2024

3 minutos de Leitura

Fábio Wolff
Fábio Wolff
Fábio Wolff é sócio-diretor da Wolff Sports, e professor em cursos de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios

Expectativa grande, mídia repercutindo com força a possível estreia do Endrick no profissional.

Em 2022, havia o feriado de 7 de setembro que ocorreu no meio de uma semana e convidamos a família do Endrick para passar o dia na casa que a minha família possui no interior de São Paulo.

Passamos um dia muito agradável, o que chamou a minha atenção durante o dia foi como o menino de 16 anos estava tranquilo, não parecia estar às vésperas da estreia no profissional.

Após o feriado, convidamos o Endrick e a família para visitar o Graac. Gosto muito do trabalho que a instituição realiza no combate ao câncer infantil.

O que era para ser uma visita de algumas horas, se tornou atividade para um dia todo. A família do Endrick possui uma consciência muito legal de ajudar o próximo, de maneira que foi muito bacana observar como se integraram rapidamente ao ambiente, interagindo com as crianças.

A partir da visita, o Endrick se tornou uma espécie de embaixador informal da entidade ao participar ativamente de várias ações, como o Dia do Combate ao Câncer Infantil e o McDia Feliz, quando a renda obtida com a venda do Big Mac reverte para a entidade.

A estreia do Endrick na equipe profissional ocorreu no dia 8 de outubro e, logo na sequência, os primeiros gols e a grande repercussão mundial.

No dia 15 de dezembro de 2022, o Endrick foi negociado ao Real Madrid, em uma das maiores negociações de todos os tempos.

Recordes e mais recordes e a negociação ao Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo, ajudaram em muito a acelerar o processo de construção de imagem. As redes sociais do Endrick ganharam enorme tração por intermédio de milhares de novos seguidores brasileiros, além dos internacionais.  

Não são poucas as conversas com players importantes do mercado se aceleraram em busca de patrocínio.

Tivemos também inúmeras situações de empresas que entraram em contato com a finalidade de enviar produtos ou fazer campanhas pontuais, porém queriam contrapartidas. Obviamente, que tiveram os seus pedidos negados, uma vez que esse tipo de parceria não condiz com a premissa por nós estabelecida.

Entretanto, tivemos um caso muito especial. A Apple entrou em contato, pois gostaria de oferecer uma caixa de produtos contendo celular, relógio, acessórios caso ele quisesse utilizar. Não havia qualquer pedido de contrapartida.

Poderia ter despachado a caixa via portador para a casa dele, porém fiz questão de entregá-la pessoalmente: “Endrick, se a Apple, a maior empresa do mundo lhe ofereceu alguns produtos sem qualquer solicitação de contrapartida, você usa os produtos se quiser, então reforçando o que já conversamos diversas vezes, entregas comerciais só ocorrerão junto aos patrocinadores”.

Em minha próxima coluna trarei detalhes do ano de 2023, com novos patrocínios e a consolidação do Endrick como protagonista da equipe principal, liderando a time ao título do campeonato brasileiro.

Compartilhe