Licenciamento

NFL concede direitos de marketing para o New England Patriots atuar no Brasil

Equipe se juntará ao Miami Dolphins para explorar o potencial comercial do mercado brasileiro entre os fãs de futebol americano

NFL concede direitos de marketing para o New England Patriots atuar no Brasil
Foto: Divulgação/ Patriots

25 de março de 2024

3 minutos de Leitura

O Brasil foi selecionado como o novo mercado global a ser explorado pelo New England Patriots. A franquia recebeu permissão da NFL como parte do seu ‘Programa de Mercados Globais’, e terá o país como novo campo de atuação.

Com a decisão, o multi-campeão do Super Bowl se juntará ao Miami Dolphins, podendo explorar o mercado brasileiro de maneira comercial, a partir de patrocínios regionais, negociação de direitos de transmissão, promoção de eventos para fãs, clínicas, colaborações com organizações esportivas e de entretenimento, venda produtos oficiais, entre outras ações.

Até aqui, os Pats tinham os direitos apenas de países europeus, como Alemanha, Áustria e Suíça.

“Nossa organização está comprometida em expandir nosso alcance e marca globalmente desde que compramos o time em 1994. Usamos nossas plataformas de internet e mídia social para alcançar milhões de fãs em todo o mundo e estamos orgulhosos de ter disputado jogos da temporada regular no Reino Unido, no México e na Alemanha”, comentou o presidente e CEO do Patriots, Robert Kraf.

O objetivo da iniciativa é fazer com que cada uma das equipes da NFL atue fora do território estadunidense ao menos uma vez a cada oito anos. No Brasil, os planos já existem há alguns anos. Para fazer parte do projeto, as franquias passaram por um processo de licitação em que cada candidata detalhou como ativaria seus negócios em determinado mercado.

“O desenvolvimento do Programa de Mercados Globais da NFL nos permitiu mostrar um compromisso ainda mais forte com o desenvolvimento de conexões em outros países, fornecendo direitos que nos permitem comercializar e promover o melhor do futebol americano. Sabemos que alguns de nossos torcedores mais apaixonados estão na América do Sul e estamos entusiasmados em expandir nosso mercado doméstico internacional para o Brasil”, complementou.

“À medida que continuamos expandindo nossa marca globalmente, o Brasil nos oferece uma base de fãs apaixonados já estabelecida, que podemos nutrir e desenvolver ainda mais por meio do Programa de Mercados Globais da liga. Estamos ansiosos para expandir nosso alcance em todo o país e aproveitar nossa experiência de marketing dos Patriots na região para gerar ainda mais engajamento e mais torcedores”, disse Jen Ferron, Diretora de Marketing da franquia.

Aumento da presença da NFL em mercados internacionais

O mais recente processo de inscrição do Programa permitiu que todos os 32 clubes da NFL tivessem a oportunidade de enviar propostas para o país ou países elegíveis que desejassem.

A iniciativa cresceu e agora se espalha por 19 mercados internacionais, incluindo Argentina, Áustria, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, França, Alemanha, Gana, Japão, México, Nova Zelândia, Nigéria, República da Irlanda, Espanha, Coreia do Sul, Suíça e Reino Unido.

Os times recebem direitos por um período de pelo menos cinco anos por meio do programa. Os Patriots agora têm quatro mercados internacionais (Brasil, Alemanha, Áustria e Suíça). Nos próximos meses, os Patriots anunciarão novas iniciativas e eventos planejados para o nosso país.

Compartilhe