A NFL concedeu 26 direitos de International Home Marketing Areas (IHMA) a 18 equipes como parte de sua estratégia de internacionalização de marca. O Miami Dolphins foi escolhido para ser trabalhado no Brasil, além de Espanha e Reino Unido. O projeto da liga contempla também Austrália, Canadá, China e México.
O objetivo é fazer que cada uma das equipes da NFL atue fora do território americano ao menos uma vez a cada oito anos. No Brasil, os planos já existem há alguns anos. Agora, os times poderão fechar patrocínios regionais, vender os direitos de TV da pré-temporada e de rádio da temporada regular, eventos com fãs e vendas de licenciamento.
“É um marco significativo em nossos esforços para ampliar o alcance global da NFL, construindo relacionamentos de longo prazo com esses mercados internacionais que desempenharão um grande papel no crescimento e expansão de nosso esporte nos próximos anos. Muito do sucesso da nossa liga está enraizado na forte conexão que nossos times construíram com seus fãs. Essa iniciativa cria muitos outros caminhos para envolver e energizar nossa base de fãs internacional”, afirmou Joel Glazer, proprietário do Tampa Bay Buccaneers e copresidente do comitê internacional da NFL, em entrevista ao Sport Business.
Para fazer parte do projeto, as franquias passaram por um processo de licitação em que cada candidata detalhou como ativaria seus negócios em determinado mercado. Os clubes ainda terão que investir na construção da marca NFL naquele país. Algo que foi exigido pela liga.
“Esses temas incluíam as razões da internacionalização da marca. Por que operar internacionalmente era importante para eles? Por que eles estão focados naquele país específico? Quais são as estratégias e os principais planos que você tem para esse mercado? Como você vai obter recursos em termos financeiros e de pessoal? Quais são os planos comerciais e como você vai gerar receita? E como você define o sucesso?”, detalhou Damani Leech, diretor de operações internacionais da NFL.
México e Reino Unido, onde a NFL já tem outros investimentos, eram os mais desejados pelas franquias por já ter um conhecimento prévio do público, especialmente pelo forte trabalho feito anteriormente. O mercado mexicano receberá nove times.
“O que foi importante para nós foi que esses times que terão acesso tinham propostas de qualidade, um compromisso de toda sua liderança e propriedade para realmente impulsionar o fã-clube de suas marcas nesses mercados”, comentou Leech.
A NFL buscará que cada equipe faça um jogo da temporada regular em seu respectivo território de direitos IHMA.
“O marketing internacional representa claramente uma enorme oportunidade de crescimento tanto para a NFL quanto para a Jets. Estamos entusiasmados em mostrar nossos jogadores e treinadores e suas personalidades no Reino Unido. Por meio de programas de base, ativações exclusivas no mercado e parcerias estratégicas, estamos empolgados em construir nossa base de fãs no Reino Unido e esperamos estabelecer relacionamentos de longa data”, comemorou Hymie Elhai, presidente do New York Jets, que estará no Reino Unido.