Paris 2024

Rio de Janeiro sedia o Pré-olímpico de Remo a partir desta quinta-feira

Mais de 70 atletas, de 21 países das Américas, vão brigar na Lagoa Rodrigo de Freitas por vaga nos Jogos de Paris 2024

Rio de Janeiro sedia o Pré-olímpico de Remo a partir desta quinta-feira
Foto: Miriam Jeske/CBR

14 de março de 2024

3 minutos de Leitura

As águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vão ficar mais agitadas a partir desta quinta-feira, 14, a partir das 8h30, com a realização das regatas do Pré-Olímpico de Remo, que definirão os representantes das Américas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.

Ao todo, 21 países do continente que ainda não classificaram duas embarcações para os Jogos Olímpicos serão representados por 78 atletas, entre homens e mulheres, em busca de vaga nas provas de Single Skiff e de Double Skiff Peso Leve.

Para a presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR), Magali Moreira, a realização desta classificatória olímpica pela segunda vez consecutiva na capital fluminense ressalta a capacidade de organização da entidade e da cidade, além de apontar a relevância que o Brasil tem na modalidade nas Américas.

“Sediar o pré-olímpico novamente no Rio mostra que o que fizemos em 2021, na organização do torneio de classificação para os Jogos de Tóquio, foi um sucesso. Além disso, mostra a força e a representatividade do remo brasileiro no cenário continental”, destaca a presidente.

Nesta edição do evento, classificam-se para Paris 2024 os cinco primeiros nas provas de Single Skiff e os dois primeiros nas competições de Double Skiff Peso Leve. No entanto, pelo regulamento, cada país poderá competir com apenas um barco por regata e obter até duas vagas para ir à França (países que já conquistaram uma vaga só terão direito a classificar mais uma embarcação).

O Brasil será representado por uma equipe composta por seis atletas, que competirão em quatro provas: Lucas Verthein (single skiff masculino); Beatriz Tavares (single skiff feminino); Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhagen (double skiff peso leve masculino); Isabelle Falck e Manu Abreu (double skiff peso leve feminino).

“Eu e o Piedro (Tuchtenhagen) estamos extremamente entrosados e confiantes de que daremos o nosso melhor para conquistar essa vaga tão almejada. Estamos prontos para enfrentar os desafios que virão pela frente e representar nosso país da melhor forma possível. Esta jornada é mais do que um sonho por uma vaga olímpica. É a materialização de nosso compromisso, dedicação e paixão pelo esporte”, afirma o remador Evaldo Becker.

Nas disputas paralímpicas, garantem vagas para os jogos os campeões das provas de Single Skiff PR1 Masculino e Feminino, além do Double Skiff Misto PR3. O Brasil não terá representantes, já que Claudia Santos classificou o país na categoria PR1 ao ficar em sétimo lugar no Mundial de Belgrado (Sérvia), em setembro do ano passado.

A competição é aberta ao público, com acesso direto pelo Lagoon, e terá transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e da NSports nos dias 15 e 16 de março.

Organizado pela Confederação Brasileira de Remo, o Pré-Olímpico de Remo tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Rowing, da Confederação Sul-Americana de Remo (CSAR), do Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – e da Marinha do Brasil.

Compartilhe