Tecnologia

Stock Car estreia Autódromo de Jacarepaguá no metaverso Upland

Fãs poderão conhecer ou reviver as emoções de estar em um traçado espetacular, que é considerado um dos mais icônicos do Brasil

Stock Car estreia Autódromo de Jacarepaguá no metaverso Upland
Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car

01 de março de 2024

3 minutos de Leitura

A Stock Car Pro Series e a Upland tornaram acessível um grande presente para o apaixonado pelo automobilismo neste 1º de março, aniversário do Rio de Janeiro.

O saudoso e lendário Autódromo de Jacarepaguá, na Cidade Maravilhosa que completa 459 anos nesta sexta-feira, é reconhecido como um dos palcos mais importantes da história do esporte a motor brasileiro, foi recriado no ambiente virtual do metaverso Upland e poderá ser revisitado por aficionados de todas as épocas.

Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car

Com a pista recriada de forma semelhante ao que foi o autódromo real, o ambiente reproduzido pela Upland permite que os jogadores participem de corridas na pista, que foi uma das mais importantes do Brasil, ao lado de Interlagos.

O fã poderá participar de competições organizadas dentro da Upland e, no futuro, concorrer a benefícios relacionados à categoria no mundo real, como ingressos, credenciais, produtos oficiais licenciados e experiências únicas nos autódromos por onde a categoria passa.

Além de Jacarepaguá, a Stock Car já recriou e é dona dos autódromos de Interlagos e Buenos Aires no metaverso.

Um traçado espetacular

Aberta em 1966 com o nome de Autódromo da Nova Caledônia, que permaneceu ativo até 1970, o traçado foi inaugurado como Autódromo Internacional de Jacarepaguá em 1977. O traçado foi demolido em novembro de 2012 para dar lugar ao Parque Olímpico do Rio, uma das principais instalações dos Jogos Olímpicos de 2016.

O complexo foi um dos principais palcos do esporte a motor nacional, recebeu dez edições do GP do Brasil de Fórmula 1, 42 provas da Stock Car, além de etapas do Mundial de Motovelocidade, Fórmula Indy e muitas outras categorias.

Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Jacarepaguá foi o cenário de momentos inesquecíveis: na F1, ficou marcada pelo primeiro pódio da Copersucar Fittipaldi, em 1978, pelos famosos testes de pneus no começo dos anos 1980 e pelas duas vitórias de Nelson Piquet em 1986, com Ayrton Senna ao seu lado no pódio.

Em 1996, André Ribeiro triunfou de forma emocionante na primeira corrida da história da Indy no Brasil. E, na Stock Car, a pista recebeu a primeira Corrida do Milhão, na qual o vencedor, Valdeno Brito, faturou o prêmio de um milhão de dólares.

A versão mais tradicional da pista de Jacarepaguá, projetada pelo engenheiro civil e arquiteto curitibano Ayrton Lolô Cornelsen, tinha 5.031 metros de extensão e 11 curvas, percorridas no sentido horário. Foi um circuito considerado técnico e difícil pelos pilotos em razão da combinação de trechos de alta, média e baixa velocidades, e que deixa saudades até hoje, mais de dez anos depois de ter sido desativado.

Compartilhe