A adidas anunciou que o número 44 estará indisponível em seu site para personalização da nova camisa da Alemanha, lançada recentemente e que será utilizada na Euro 2024. O movimento da marca ocorre fruto da similaridade com a runa SS causada pela tipografia da fonte.
A SS (Schutzstaffel ou Esquadrões de Proteção) era originalmente uma organização paramilitar que realizava a segurança do Partido Nazista.
“Iremos bloquear o número 44 o mais rápido possível. Pessoas de cerca de 100 nações trabalham na Adidas, nossa companhia defende a promoção à diversidade e inclusão, e como companhia nos ativamente fazemos campanhas contra xenofobia, antisemitismo, violência e ódio em todas as formas”, disse Oliver Brüggen, porta voz da Adidas.
“Qualquer tentativa de promover visões separatistas ou exclusivas não são parte dos nossos agiotes como marca e nos firmemente rejeitamos qualquer sugestão de que essa fosse a nossa intenção. Nossa companhia defende a promoção da diversidade e inclusão”, acrescentou.