Indústria

Ana Moser é a nova Presidente-Executiva da Atletas pelo Brasil

Construção de políticas públicas esportivas será uma das prioridades neste início de trabalho

Ana Moser é a nova Presidente-Executiva da Atletas pelo Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

24 de abril de 2024

2 minutos de Leitura

Organização sem fins lucrativos que trabalha pela melhoria da legislação e de políticas públicas esportivas no país, a Atletas pelo Brasil tem nova Presidente-Executiva: Ana Moser. O anúncio ocorreu na noite da última terça-feira, 23, durante encontro com os associados da instituição, em São Paulo.

“Estou extremamente motivada para este desafio. A Atletas pelo Brasil é uma organização que ajudei a fundar com outros atletas em 2006 e que desempenha um papel fundamental no esporte brasileiro, principalmente no que diz respeito à construção de políticas públicas. Avançamos em muitos aspectos desde então, mas ainda há muitas oportunidades a serem exploradas”, disse Ana Moser.

Neste início de trabalho, a Presidente-Executiva pretende se dedicar especialmente a projetos que visem a implementação de políticas de acesso ao esporte a toda população brasileira, direito social previsto na Constituição Federal. Para isso, a entidade está construindo uma proposta com várias iniciativas de políticas públicas, que será finalizada ainda este ano.

“O intuito é apresentar uma agenda, um conjunto de sugestões para que as autoridades políticas, organizações esportivas, núcleos de pesquisadores, atletas e a sociedade como um todo se engajem para as mudanças necessárias, de modo a finalmente termos um esporte que chegue a toda a população, contribuindo para o desenvolvimento humano e social do país. Olhar para um esporte inclusivo, seguro, democrático, de qualidade e ao alcance de todas e todos”, acrescentou.

Além disso, a Atletas pelo Brasil seguirá atenta às deliberações da Lei Geral do Esporte no Congresso; à construção de uma relação com outros movimentos de atletas, visando avançar as causas do Esporte; e às boas regras de governança das entidades esportivas, tema que ajudou a implementar ao aprovar a legislação conhecida como 18-A, que permitiu a participação de atletas nas eleições de comitês e confederações esportivas, além de limitar o mandato dos dirigentes a dois períodos consecutivos de quatro anos cada.

Vice-campeã mundial de vôlei em 1994 e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, Ana Moser possui uma trajetória de sucesso dentro e fora das quadras. No ano passado, tornou-se a primeira mulher a comandar o Ministério do Esporte e liderou o processo de reconstrução da pasta, que havia sido extinta em 2019.

Compartilhe