Inovação

Com cenários imersivos e experiências únicas, exposição de Ayrton Senna estreará no Rio de Janeiro

A instalação, que fez sucesso em sua passagem por São Paulo, Porto Alegre e Recife, ocupará 600m2 do shopping VillageMall

Com cenários imersivos e experiências únicas, exposição de Ayrton Senna estreará no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

23 de abril de 2024

2 minutos de Leitura

No dia 1º de maio, data que marca os 30 anos do legado do piloto de Fórmula 1 e tricampeão Ayrton Senna da Silva, estreia no shopping VillageMall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva – 30 Anos”, uma mostra imersiva e interativa que revela a trajetória pessoal e profissional do piloto.

A instalação, que fez sucesso em sua passagem por São Paulo, Porto Alegre e Recife,  vai ocupar 600m2 da Área de Eventos do shopping, onde permanecerá em cartaz até o dia 23 de junho.

Na exposição, quem conduz a narrativa é o lendário piloto, que convida os visitantes a relembrarem sua brilhante trajetória. Essa proposta somente foi possível graças ao uso de tecnologias inovadoras com modelagem 3D realista, combinada com geração de voz por inteligência artificial.

Por meio de tecnologias multissensoriais e cenários imersivos, a iniciativa promove uma emocionante viagem sinestésica, baseada nos valores que sempre nortearam o campeão e até hoje inspiram muitos brasileiros: motivação, dedicação, determinação, garra e superação. 

Como parte da experiência, os visitantes poderão conhecer algumas das memórias de infância do piloto, sua paixão pela velocidade, seus hobbies e alguns de seus objetos pessoais, como o macacão com o qual foi campeão do GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos, em 1993, e o capacete usado em sua vitória no GP da Europa, no circuito de Donington Park, no Reino Unido, no mesmo ano.

O público também vai entrar no clima das mais eletrizantes corridas do piloto, ver pneus reais da F1, vivenciar a notável habilidade de Senna com a mecânica, além de relembrar momentos marcantes, como o período em que ele morou na Inglaterra. Por fim, um mergulho “dentro da mente do piloto” na sala com arquivos de áudio selecionados minuciosamente para que o ouvinte possa refletir junto aos pensamentos de Ayrton.

“Estamos felizes em levar ao Rio de Janeiro, pela primeira vez, a exposição ‘Eu, Ayrton Senna da Silva’, como parte das celebrações de 30 anos do legado. É uma ótima oportunidade de conhecer e revisitar a história do Ayrton de um jeito único, contada por ele mesmo com ajuda de tecnologias de Inteligência Artificial. Uma descoberta emocionante tanto para os fãs que o viram correr quanto para as novas gerações”, conta Bianca Senna, CEO da Senna Brands.

Compartilhe