Após longo período de negociação, a Liberty Media, dona dos direitos da Fórmula 1, anunciou nesta segunda-feira (1), a aquisição de 86% da Dorna Sports, empresa proprietária da MotoGP.
De acordo com o comunicado oficial, a operação gira em torno de € 4,2 bilhões, enquanto o valor patrimonial é estimado em € 3,5 bilhões.
“Estamos muito felizes de ampliar nosso portfólio no setor de esportes e do entretenimento com a aquisição do campeonato de MotoGP. É uma empresa em desenvolvimento e queremos fazê-la crescer pelos fãs da MotoGP, as equipes, seus patrocinadores comerciais e nossos acionistas”, afirmou o diretor-geral da Liberty Media, Greg Maffei.
Além da MotoGP, a Dorna também detém o direito exclusivo de outras competições, incluindo Moto2 e Moto3, o Mundial de MotoE, o Superbike e o novo Mundial Feminino de Motovelocidade.
Neste negócio, a proprietária da F1 venceu uma oferta rival da TKO, empresa proprietária do UFC e da WWE. O Qatar Sports Investments também manteve conversas com a Bridgepoint, empresa de investimentos acionista da Dorna, organização que administra a competição.