É visível que estamos vivendo a era do AGORA. Tudo tem que ser muito rápido. Esperar não existe mais no vocabulário. É tudo hoje. Aliás, hoje é muito tempo. É tudo pra já.
E como isso impacta o nosso mercado? Posso afirmar que muito.
O mercado do marketing esportivo tem muito espaço para crescer. Com o tamanho do futebol no país, ainda são poucas as pessoas que sabem comercializar e ativar as marcas. Nos outros esportes então, nem se fale.
E isso é uma oportunidade enorme para quem quer entrar no mercado. Só que sinto lhe informar: você não vai ter sucesso agora. E é muito importante ter isso em mente.
Como em qualquer outra área, o tempo é nosso maior aliado. Mas como vivemos o futebol e esportes no geral desde que nascemos, muita gente entra no mercado achando que “sabe tudo”. Que consegue debater de igual pra igual com um dirigente que está há 30 anos no mesmo mercado. Que pode mudar o mundo na primeira semana.
O segmento precisa de gente nova. De ideias novas. Mas também precisa de construção. De troca. De contribuição e, principalmente, de paciência.
Os dirigentes de amanhã serão os que tiveram paciência hoje. Os agentes de amanhã também. Assim como quem irá revolucionar a forma de vender e ativar. Sim, serão vocês!
Eu faço um paralelo com um jogo de futebol de crianças. Se você tem filhos ou sobrinhos, acompanha. A grande maioria pega a bola e vai tentar fazer o gol. Sem estratégia, sem olhar pro lado, sem se importar se tem uma pessoa melhor posicionada no time. E os pais na arquibancada, em sua maioria, gritando para que o seu filho seja o craque do jogo.
Vamos pensar mais em tocar a bola, em compartilhar, em somar. Os verdadeiros craques dominam esses fundamentos.
Quem sabe você é o próximo!