Indústria

Paulistão Sicredi 2024 consolida modelo de distribuição de direitos da Federação Paulista de Futebol

A federação inovou em diversas de suas entregas para patrocinadores e conquistou números expressivos de audiência

Paulistão Sicredi 2024 consolida modelo de distribuição de direitos da Federação Paulista de Futebol
Bernardo Itri, Vice-Presidente de Comunicação e Marketing da FPF

03 de abril de 2024

3 minutos de Leitura

O Paulistão Sicredi 2024 conhecerá o seu grande campeão no próximo domingo (7), quando Palmeiras e Santos se enfrentam no segundo e decisivo jogo da final. Fora das quatro linhas, a edição já pode ser considerada um sucesso mesmo antes de terminar.

A Federação Paulista de Futebol inovou em diversas de suas entregas para patrocinadores e conquistou números expressivos de audiência. Segundo a FPF, isso ocorreu também fruto do modelo de comercialização dos seus direitos de transmissão, que conta com transmissões na Tv aberta (Record), fechada (TNT) e no streaming (YouTube/CazéTV e Max).

“Costumamos dizer para novos parceiros que eles estarão na TV aberta com a enorme relevância da TV Record, marcarão presença no canal da Warner Bros. [TNT e Max], detentora dos direitos de transmissão da maior competição de clubes do mundo a Champions League, e terão acesso à maior plataforma de vídeos do mundo, que é o Youtube. As três conexões agregam muito e têm nos possibilitado muitas inovações e oportunidades comerciais”, disse Bernardo Itri, Vice-Presidente de Comunicação e Marketing da FPF, em entrevistao ao Lideranças, o podcast do MKTEsportivo.

A distribuição dos direitos, inclusive, impactou também nas receitas. A partir de 2018, a Federação Paulista de Futebol fechou uma parceria com a LiveMode para mapear oportunidades no mercado e buscar as melhores formas de entrega, tanto para torcedores, quanto para parceiros comerciais. Desde então, os resultados têm sido expressivos.

“Contratamos a LiveMode em 2018, com o intuito de prospectar e entender melhor o mercado. A partir disso, começamos a desenvolver algumas competições e realizar novas movimentações, buscando melhor alinhamento com esse novo momento”, destacou Bernardo.

“Em termos de audiência, triplicamos os nossos resultados. Além disso, com um longo trabalho de gerenciamento das propriedades comerciais, sempre em parceria com os clubes, conseguimos quadruplicar o faturamento de marketing. A distribuição nos auxiliou muito no desenvolvimento dessas receitas”, acrescentou.

A primeira partida da final do Paulistão Sicredi levou a Record e o YouTube a liderarem as audiências nas suas plataformas. A CazéTV superou os 2,3 milhões de espectadores simultaneamente e chegou a quase 1.9 milhão de audiência média. O número é 50% maior que o pico da primeira final da temporada passada foi de 1,15 milhão,

Já a Record, comemorou a liderança na Tv Aberta, com média de 14,7 pontos e pico de 16.9.

Os números ajudam a provar que o modelo de distribuição implementado pela Federação Paulista de Futebol, desde 2022, potencializa não só os direitos comerciais e de marketing, mas também aumenta a visibilidade e o alcance da competição, além de garantir audiência alta e progressiva a todos os detentores de direitos de transmissão.

“Estamos concluindo essa temporada com grande entusiasmo. Conseguimos entregar muito do que foi planejado. Essa edição tem sido importante pois vem consolidando um novo modelo. Dentro dessa nova fase, estamos oferecendo um padrão distinto de distribuição e gestão dos ativos, estabelecendo conexão com marcas relevantes e com torcedores de diferentes gerações”, finalizou.

Assista a entrevista com Bernardo Itri, Vice-Presidente de Comunicação e Marketing da FPF

Compartilhe