Inovação

Em projeto inovador, Sérvia inicia construção de estádio arborizado

Com capacidade para 52 mil espectadores, o local apresentará quatro anéis suspensos por cabos e adornados com centenas de árvores e arbustos

Em projeto inovador, Sérvia inicia construção de estádio arborizado
Foto: Divulgação

06 de maio de 2024

2 minutos de Leitura

A Sérvia iniciou a construção de estádio ecológico e arborizado nos arredores de Belgrado, capital do país. Com capacidade para 52 mil pessoas, o Estádio Nacional apresentará quatro anéis suspensos por cabos e adornados com centenas de árvores e arbustos.

Ele será a casa da Seleção da Sérvia e o seu nome será escolhido através de consulta com os torcedores. Segundo evento mais importante do futebol de clubes do continente, o plano é que a nova arena sedie a final da Europa League de 2028.

O complexo está sendo desenvolvido em Surcin, na periferia de Belgrado, em um terreno de 32 hectares. Como parte das inovações, o projeto contará com sistema de refrigeração de última geração, baseado na tecnologia de “chillers de 4 tubos”, que proporcionam simultaneamente aquecimento e arrefecimento.

O dispositivo cobrirá todas as necessidades de aquecimento e refrigeração do edifício, permitindo arrefecimento e aquecimento simultâneos durante o período do inverno.

Além disso, o entorno do estádio contará com lanchonetes, quiosques, restaurantes, áreas de lazer e 4.500 vagas de estacionamento, proporcionando uma ideia da magnitude que a inovação trará tanto para a cidade como para os seus habitantes.

Projetado pela Fenwick Iribarren Architects (FIA), responsável também pelos estádios 974, Al Thumama e Education City da Copa do Catar, a obra já está em andamento e deve ser concluída em 2026.

Compartilhe