Futebol

LaLiga segue Premier League e veta jogadores para Eliminatórias da CONMEBOL

Entidade espanhola divulgou que apoiará os clubes que não liberarem os atletas para jogos internacionais da América do Sul

LaLiga segue Premier League e veta jogadores para Eliminatórias da CONMEBOL

24 de agosto de 2021

3 minutos de Leitura

Após a Premier League anunciar que seus clubes não liberarão jogadores para países que estão em uma “lista vermelha” para os jogos internacionais de setembro – e o Brasil está dentro dela, agora chegou a vez da LaLiga tomar a mesma decisão.

“A LaLiga apoiará em todas as áreas a decisão dos clubes espanhóis de não liberar seus jogadores internacionais para a convocação da CONMEBOL e tomará as medidas legais pertinentes contra esta decisão que afeta a integridade da competição”, divulgou a entidade espanhola.

A decisão de LaLiga afetará quase todas as seleções sul-americanas, já que, até o momento, 25 jogadores de 13 equipes diferentes do torneio foram chamados para os próximos três jogos das eliminatórias. O número pode ser ainda maior, já que as listas de Equador e Venezuela para as partidas ainda não foram anunciadas.

No período, o Brasil encara Chile, Argentina e Peru entre os dias 2 e 9 de setembro e terá desfalques se o veto for mantido. No caso brasileiro, a decisão afeta Éder Militão e Casemiro, ambos do Real Madrid.

Leia a nota na íntegra:

“Em relação à grave decisão unilateral da FIFA de aumentar em dois dias, de 9 para 11 dias em setembro e outubro, o período internacional da FIFA para a CONMEBOL, sem abordar outras soluções que foram levantadas no Fórum das Ligas Mundiais, a LaLiga quer comunicar que apoiará em todas as áreas a decisão dos clubes espanhóis de não liberarem seus jogadores pertencentes a seleções nacionais para a convocação da CONMEBOL, e tomará as medidas judiciais cabíveis contra esta decisão que afeta a integridade da competição ao não permitir a disponibilidade dos jogadores.

No momento são 25 jogadores de 13 clubes diferentes, número que poderá ser ampliado quando forem anunciadas as convocatórias para o Equador e a Venezuela. A associação espanhola entende que o calendário mundial não pode e não deve ser modificado desta forma, especialmente quando existem soluções alternativas.

A LaLiga, através do Fórum das Ligas Mundiais, já manifestou o seu desconforto nesta situação e na ausência de sensibilidade para com os clubes, sobre um tema, como o calendário internacional, que é definido e acordado com 4 anos de antecedência e ao qual o nacional ligas já se adaptaram tendo em conta as circunstâncias do COVID, mas sempre de forma acordada entre todas as partes envolvidas.

LaLiga convocará os clubes afetados para uma reunião nos próximos dias”.

Compartilhe