Indústria

Primeiro-ministro veta retorno e Ligue 1 deve ser cancelada

A modalidade só poderá retornar no país a partir de setembro, o que significaria o fim da atual temporada

Primeiro-ministro veta retorno e Ligue 1 deve ser cancelada

28 de abril de 2020

2 minutos de Leitura

Se o Campeonato Holandês já foi cancelado e a Bundesliga anunciou que irá retornar no dia 9 de maio, a temporada 2019/2020 do futebol francês está encerrada. Após um pronunciamento na Assembleia Nacional, o primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, confirmou que a modalidade no país só retornará, no cenário mais otimista, a partir de setembro, o que significa que a Ligue 1 e Ligue 2 não terminarão. Resta agora saber sobre campeões e rebaixados, algo ainda não decidido.

Leia também: Federação Argentina suspende rebaixamento por duas temporadas

“Os principais eventos esportivos não podem ser realizados antes de setembro. A temporada 2019-2020, especialmente a temporada de futebol, não poderá ser retomada”, declarou Philippe.

Agora, a liga deve se reunir em maio para tomar uma decisão final sobre a classificação e participação dos clubes em torneios europeus. Na tabela atual, Paris Saint Germain, Olympique de Marseille e Rennes iriam para a Champions League.

Desde que o futebol foi paralisado na França, a Liga de Futebol Profissional trabalhava nos bastidores para retomar suas atividades em 17 de junho. O sindicato nacional dos jogadores, no entanto, sempre foi contrário ao retorno por não sentirem seguros o suficiente.

Horas depois da fala do premiê francês, a FFF soltou uma nota dizendo que as medidas tomadas pelo governo não permitem a retomada da temporada que está suspensa desde 13 de março, mas pede que à LFP informe o quanto antes sobre as consequências esportivas em relação à Ligue 1 e Ligue 2, assim como sobre o projeto de retomada de atividades para a temporada 2020/2021.

De sua parte, a FFF anunciou o cancelamento da D1 Arkema (Campeonato Francês de Futebol Feminino), assim como prometeu para breve uma decisão sobre a final da Copa da França no masculino (PSG x Saint-Étienne), as semifinais da Copa da França no feminino (Bordeaux x PSG e Guingamp x Lyon) e a final da Copa da Liga Francesa no masculino (PSG x Lyon).

Por fim, a LFP garantiu que segue rigorosamente as instruções do governo e das autoridades de saúde desde o início da crise de saúde, e que se reunirá na próxima quinta-feira (30) para estudar as consequências esportivas e econômicas das medidas anunciadas pelo primeiro-ministro.

A França ainda está em isolamento social, mas o primeiro-ministro anunciou que há um plano de desconfinamento para o dia 11 de maio.

Compartilhe