Futebol

Barcelona “deixa” Nike para criar e-commerce próprio

Movimento era esperado desde a renovação da parceria do clube com a gigante americana em 2018

Barcelona “deixa” Nike para criar e-commerce próprio

07 de maio de 2020

3 minutos de Leitura

O Barcelona começou a operar um e-commerce próprio em que passará a comercializar todos os produtos com a marca do clube de maneira independente da Nike. A estreia foi nesta quinta-feira (7), mas com um esforço válido inicialmente para o mercado espanhol. Nos próximos meses, a estratégia deverá ser ampliada para outros países da Europa e, mais adiante, para mercados globais.

Esse movimento já havia sido destacado pelo MKTEsportivo em 2018, por ocasião da renovação da parceria do clube com a gigante americana quando havia reassumido os próprios direitos de varejo, licenciamento e merchandising, tirando-os da Nike. No entanto, o swoosh ainda coordenava a loja virtual do Barça desde então. À época, o negócio de merchandising do clube consistia em três lojas próprias, 15 licenciadas pelo mundo, 328 licenças e mais de 250 funcionários.

Com a novidade, o Barcelona voltará a ter o controle total sobre os produtos que vende em parceria com a Nike e ainda poderá criar e aprimorar itens que não levam a marca da parceira.

“A nova plataforma nos permite dar um novo passo no objetivo de expansão e internacionalização do negócio de varejo do clube, que já possui uma rede de estabelecimentos físicos próprios com seis pontos de venda. Esse novo canal de vendas diretas é fundamental para o Barça, pois permitirá que levemos nossos produtos ao maior número possível de fãs, abrindo um novo canal de receita e obtendo maior rentabilidade”, disse Oriol Tomàs, vice-presidente do departamento comercial do Barcelona.

“O novo serviço será uma das peças essenciais no novo ecossistema de serviços e projetos digitais que o Barcelona está desenvolvendo. É um dos pilares deste ecossistema único que, com certeza, será cada vez mais importante para o clube”, completou Dídac Lee, gerente responsável pela área digital do Barça.

Segundo o portal espanhol Palco23, o objetivo do clube catalão é comercializar mais de 7 mil itens diferentes na nova plataforma de e-commerce, desde uniformes e chuteiras até chaveiros e utensílios domésticos. Entre os destaques estará uma linha de produtos exclusivos de Johan Cruyff, que foi lançada em agosto do ano passado, mas que era vendida apenas na Barça Store, loja oficial do clube dentro do Estádio Camp Nou.

O e-commerce próprio faz parte de uma nova estratégia digital do Barcelona, além de aproveitar a força do clube no âmbito virtual, onde possui atualmente mais de 351 milhões de seguidores. O objetivo é triplicar a receita obtida via on-line para cerca de € 300 milhões anuais em cinco anos. Entre outras iniciativas para alcançar a meta está a criação da Barça TV+, serviço de assinatura de conteúdo por streaming do clube.

Compartilhe