Sobre outras ligas, a Bundesliga já confirmou o seu retorno para o próximo final de semana. A LaLiga (Espanha) e a Serie A (Itália) aguardam para seguir o mesmo caminho no início de junho. No Reino Unido, a Premier League fará uma reunião com clubes e demais representantes. Já a Ligue 1 (França) e da Eredivisie (Holanda) optaram pelo cancelamento da temporada.
Após a Bundesliga, a Liga NOS, de Portugal, será o segundo grande torneio de futebol que retomará suas atividades. Na tarde de terça-feira (12), a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), organização responsável pelas duas principais divisões do futebol português, confirmou que seguirá a decisão do Governo de permitir que a modalidade possa ser retomada a partir do fim de maio e marcou o retorno para o dia 4 de junho.
No reinício, os jogos não contarão com torcedores. Os clubes já haviam sido autorizados a voltar aos treinamentos e uma série de medidas terão que ser tomadas, como testes nos jogadores de 24 a 48 horas antes das partidas, quartos individuais nas concentrações, uso de máscaras por parte dos gandulas e presença limitada da imprensa.
“Garantindo que estão rigorosamente vistoriados os estádios e realizados os testes médicos a todos os profissionais envolvidos nos jogos e na respetiva organização, escolhemos a data de 4 de junho para o primeiro jogo da 25ª rodada da da Liga NOS”, anunciou a entidade em comunicado.
O campeonato foi suspenso em março devido ao risco imposto pela pandemia do novo coronavírus. O FC Porto lidera com 60 pontos, um a mais do que o Benfica, que está na segunda posição, enquanto o Sporting de Braga é terceiro com 46 pontos.
Na semana passada, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou o encerramento da Segunda Liga, a segunda divisão do país. O torneio foi cancelado sem a declaração de um campeão, mas teve sua classificação utilizada para fins de acesso e rebaixamento.
De acordo com a decisão, Nacional e Farense serão promovidos à Primeira liga na próxima temporada, enquanto Cova da Piedade e Casa Pia, que estavam na zona da degola, serão rebaixados e disputarão a Terceira Liga em 2020/2021. O torneio foi encerrado com 24 rodadas disputadas e ainda dez por jogar.